Os Estados Unidos, o Canadá e o Reino Unido lideraram as 25 principais economias que atraem IED, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kearney.
A classificação se baseia em uma pesquisa realizada em janeiro de 2025 com 536 executivos seniores de empresas com faturamento anual de pelo menos US$ 500 milhões. As empresas, de 30 países e de diversos setores, incluem 53% do setor de serviços, 35% de manufatura e 12% de tecnologia.
Principais economias que atraem IED
De acordo com a pesquisa, para os investidores, o desempenho econômico nacional e a eficiência legal e regulatória são fatores-chave ao decidir onde colocar seus investimentos estrangeiros diretos. Na verdade, o desempenho econômico é citado como o principal motivo para investir em 12 dos 25 principais mercados.

Além disso, os riscos do aumento dos preços das commodities e as tensões geopolíticas refletem uma preocupação crescente com a incerteza global. 38% preveem um aumento nos preços das commodities e 35% esperam tensões geopolíticas em 2025.
Quanto à União Europeia, mais de dois terços dos investidores têm uma visão favorável, embora os investidores da Europa sejam mais pessimistas em relação à sua competitividade e poder. Persistem as preocupações com a imigração, a estagnação econômica e a guerra na Ucrânia.
Incerteza
Em 2025, o mundo está em um ponto de inflexão. As tensões comerciais, as tarifas e os conflitos estão aumentando, enquanto as políticas internas das principais economias estão mudando drasticamente.
Diante desse cenário, os investidores estão se preparando para um ambiente global mais incerto e volátil, atentos a fatores como geopolítica, preços de commodities e regulamentações mais rígidas.
Em resposta, eles estão procurando se adaptar e encontrar novas oportunidades. O FDI Confidence Index 2025 mostra uma clara preferência pelos mercados desenvolvidos, que ocupam 19 das 25 primeiras posições.
Os dois fatores mais importantes para o investimento são a eficiência legal e regulatória e o desempenho econômico, citados como o principal motivo em quase metade dos mercados na classificação.