26 de Abril de 2025

Portada » Planos da Alpek para distribuir gás natural no Brasil

Planos da Alpek para distribuir gás natural no Brasil

23 abril, 2025
Portugués
Planos da Alpek para distribuir gás natural no Brasil
Photo: Government of Sinaloa, Mexico.

Os planos da Alpek para distribuir gás natural no Brasil fazem parte de sua estratégia para esse negócio, no qual já participa no México.

No primeiro trimestre de 2025, a Alpek registrou uma queda de 9,9% na receita, em relação ao ano anterior, para US$ 1,715 bilhão, e uma queda de 18,2% no EBITDA comparável, para US$ 126 milhões.

De acordo com a Petrobras, o mercado brasileiro de gás natural está se tornando cada vez mais competitivo à medida que novos fornecedores ganham acesso a distribuidores locais e, mais importante, a clientes industriais.

Essa mudança se deve, em parte, às recentes reformas nas estruturas legais e regulatórias do Brasil. 

Planos da Alpek

A empresa informou na terça-feira que continua investindo em inovação e diversificação. 

“Desde a sua criação em 2018, o negócio de gás natural da Alpek cresceu e se tornou um dos principais distribuidores domésticos no México, e agora estamos nos preparando para expandir para o Brasil e o negócio de eletricidade limpa”, disse a Alpek em seu primeiro relatório trimestral para 2025. 

Além disso, o biofertilizante Biovento recebeu recentemente aprovação para comercialização na Califórnia, fortalecendo o portfólio de produtos sustentáveis da empresa.

No México, a Pemex continua sendo a única fornecedora de gás natural. Esse produto é vendido com base nos preços do mercado spot no sul do Texas, EUA. Entretanto, esse mercado tem apresentado alta volatilidade nos últimos anos.

Além disso, a Comissão Federal de Eletricidade (CFE) é a entidade pública descentralizada responsável pela geração e distribuição de eletricidade no país. As tarifas de eletricidade também foram afetadas. Isso ocorre porque a produção de eletricidade depende muito do gás natural, cujo preço muda com frequência.

Gás natural

A Alpek assinou vários contratos de derivativos com diferentes contrapartes. O objetivo é proteger-se contra o aumento dos preços do gás natural e de outras matérias-primas.

Em particular, os hedges relacionados ao gás natural são projetados para reduzir o impacto de possíveis aumentos no preço do gás natural. Essas estratégias ajudam a mitigar os riscos associados à volatilidade do mercado.

Além disso, o objetivo central é manter os preços mais estáveis. Para isso, são tomadas posições que proporcionam fluxos de caixa estáveis. Isso reduz a incerteza dos custos.

Deve-se observar que o preço de referência do gás natural é baseado no índice Henry Hub da New York Mercantile Exchange (NYMEX).

 

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes