Xavier García de Quevedo Topete é Diretor da Southern Copper Corporation, um dos maiores produtores integrados de cobre do mundo, desde novembro de 1999.
García de Quevedo foi Diretor de Operações dessa empresa de 12 de abril de 2005 até 23 de abril de 2015.
Desde 1 de novembro de 2014, ele atua como Presidente da divisão de infra-estrutura do Grupo México, composta pelas subsidiárias de energia, gás, petróleo e construção civil do Grupo México.
Ele também é Vice-Presidente do Grupo México.
Garcia de Quevedo foi Presidente e Diretor Executivo da Southern Copper Minera México de setembro de 2001 até 1 de novembro de 2014.
Ele foi Presidente e CEO da Americas Mining Corporation (AMC) de 7 de setembro de 2007 a 31 de outubro de 2014.
De dezembro de 2009 a junho de 2010, Garcia de Quevedo foi Presidente e CEO da Asarco LLC.
Ele atuou anteriormente como Presidente da Asarco LLC de novembro de 1999 a setembro de 2001.
García de Quevedo iniciou sua carreira profissional em 1969 no Grupo México. Ele foi Presidente do Grupo Ferroviario Mexicano, S.A. de C.V. e Ferrocarril Mexicano, S.A. de C.V. de dezembro de 1997 a dezembro de 1999, e Vice-Presidente Executivo de Exploração e Desenvolvimento do Grupo México de 1994 a 1997.
García de Quevedo
Ele é diretor do Grupo México desde abril de 2002.
Além disso, foi vice-presidente do Grupo Condumex, S.A. de C.V. (produtor de telecomunicações, eletrônicos e peças automotivas) por oito anos.
García de Quevedo foi Presidente da Câmara de Mineração do México (Camimex) de novembro de 2006 a agosto de 2009.
Ele é formado em engenharia química pela UNAM na Cidade do México, México. Ele também completou um programa contínuo em administração de empresas e finanças no Instituto Técnico de Monterrey em Monterrey, México.
De acordo com a Southern Copper Corporation, Garcia de Quevedo traz para a empresa sua extensa experiência empresarial e liderança, conhecimento da indústria, habilidades em motivar talentos de alto desempenho e habilidades gerais de gestão.
Durante seus mais de 45 anos de experiência como executivo do Grupo México e subsidiárias, ele foi responsável pelo desenvolvimento da estratégia de integração do Grupo México.
Ele foi diretamente responsável pelo desenvolvimento da fundição de cobre do Grupo México, refinaria, metais preciosos e usinas de fio-máquina.
Garcia de Quevedo também liderou o processo de aquisição de concessões ferroviárias para o Grupo México, a formação do Grupo Ferroviario Mexicano, S.A. de C.V. e sua parceria com a Union Pacific.
Anteriormente, teve uma distinta carreira como Vice-Presidente de Vendas e Marketing do Grupo Condumex, S.A. de C.V., onde entre outras realizações, foi responsável pela formação de uma divisão de vendas, marketing e distribuição de produtos nos Estados Unidos e na América Latina, onde chefiou a divisão de Telecomunicações.