Por meio de uma rede recém-criada de intermediários financeiros privados, o Projeto de Expansão do Financiamento Rural do Banco Mundial aumentou a disponibilidade de financiamento para as PMEs rurais em áreas onde os bancos comerciais do México não conseguiam alcançar os produtores locais.
O acesso limitado ao financiamento é um gargalo para o crescimento e a redução da pobreza no México.
Esse projeto ajudou a estabelecer e/ou melhorar a capacidade de crédito, risco e gerenciamento de mais de 255 pequenos intermediários localizados em áreas rurais.
Após quatro anos de implementação, 173.981 empréstimos produtivos (tamanho médio do empréstimo: US$ 1.850) foram concedidos a 139.253 produtores e PMEs locais, dos quais 76% estavam localizados em áreas rurais dos estados mais pobres do sul do México, 83% foram concedidos a mulheres e 22% a pessoas que vivem em comunidades classificadas como marginalizadas ou altamente marginalizadas pelo Conselho Nacional de População (Conapo).
Assim, as PMEs rurais se beneficiaram com a melhoria do acesso ao financiamento e com o aumento da atividade econômica.
PMEs rurais
De acordo com o Banco Mundial, o financiamento ajudou os intermediários a alcançar mais clientes e aumentar suas atividades em áreas rurais com baixos níveis de empréstimos inadimplentes.
A versão do Banco Mundial é que os empréstimos por meio de intermediários e, portanto, a alavancagem de suas redes de distribuição, não só ajudaram a aumentar o alcance da Financiera Nacional de Desarrollo Agropecuario, Rural, Forestal, y Pesquero (FND) em um segmento de mercado difícil, mas também serviram para promover a inclusão, a criação de empregos e apoiar o fornecimento de financiamento rural do setor privado nos estados mais pobres do México, tornando-os autossuficientes ao longo do tempo.
Essa experiência pode agora ser transferida para outros países onde o financiamento rural é limitado e/ou tem se mostrado difícil de ser ampliado.
Nas palavras do Banco Mundial, esse programa ajudou a criar um caminho para a recuperação efetiva, além de apoiar uma agenda de desenvolvimento de longo prazo na área de desenvolvimento do setor financeiro.
O Banco Mundial tem apoiado os esforços do México para aprofundar a inclusão financeira e expandir o acesso ao financiamento, que tem sido um gargalo crítico para o crescimento e a redução da pobreza.