A reforma da Lei de Mineração do México, aprovada pela Câmara dos Deputados, mas ainda pendente de ratificação no Senado, preocupa o governo canadense.
Foi isso que Mary Ng, Ministra de Pequenas Empresas, Promoção de Exportações e Comércio Internacional do Canadá, disse à Secretária de Economia do México, Raquel Buenrostro.
A reforma propõe um prazo de 30 anos para as concessões de mineração, prorrogável duas vezes, cada vez por 25 anos (a segunda vez com concorrência, dando prioridade ao detentor da concessão). Para as concessões existentes, seria aplicada a extensão de 25 + 25 anos.
Atualmente, a Lei de Mineração estabelece que as concessões terão uma duração de 50 anos e serão prorrogadas por mais 50 anos se seus titulares não incorrerem nas causas previstas para o cancelamento.
«O Ministro Ng expressou preocupação com as reformas de mineração propostas pelo México, que poderiam afetar o investimento canadense no setor de mineração do México, bem como os possíveis impactos sobre a competitividade norte-americana e a resiliência da cadeia de suprimentos», disse um comunicado de imprensa do governo canadense.
«O Ministro reiterou a importância de realizar consultas amplas e transparentes com todas as partes interessadas em relação às reformas propostas, incluindo as empresas canadenses, que representam o maior grupo de investidores estrangeiros no setor de mineração do México», acrescentou.
Lei de Mineração
Ng reiterou as importantes contribuições das empresas de mineração canadenses para a economia mexicana e enfatizou a necessidade de o Canadá e o México trabalharem ainda mais juntos, dada a crescente importância da mineração e dos minerais essenciais para a economia limpa do futuro.
Para isso, Ng instou o México a garantir que está mantendo o espírito dos compromissos assumidos pelos líderes na Cúpula de Líderes da América do Norte e no Acordo México-Estados Unidos-Canadá (T-MEC).
Ng expressou seu entusiasmo em receber Buenrostro no Canadá nos dias 12 e 13 de junho de 2023 para uma visita bilateral, que incluirá uma reunião do Diálogo Econômico de Alto Nível Canadá-México.