A energia nuclear gera 10,5% da eletricidade mundial e 4,6% da energia total do mundo, de acordo com a Administração de Informações sobre Energia dos EUA.
Globalmente e com dados de janeiro de 2022, a World Nuclear Association (WNA) indica que havia 438 reatores nucleares em operação em todo o mundo, em sua maioria reatores de água leve, sendo os tipos mais comuns os PWRs, incluindo reatores de potência refrigerados a água e moderados a água (VVERs) projetados pela Rússia, e reatores de água fervente (BWRs).
Observe: a energia nuclear oferece uma solução de energia não fóssil e de baixo carbono que pode atender às necessidades básicas de eletricidade.
Dos reatores atualmente em operação no mundo, os PWRs respondem por aproximadamente 70% da capacidade operacional líquida, enquanto os BWRs estão em segundo lugar, respondendo por aproximadamente 14%.
Dos reatores nucleares atualmente em construção, aproximadamente 70% são PWRs com uma potência elétrica de 1.000 megawatts ou mais.
Quase todos os reatores recém-construídos são da Geração III ou Geração III+.
Além disso, de acordo com a Lightbridge Corporation, a principal diferença em relação aos projetos de segunda geração é que muitos reatores de Geração III ou Geração III+ incorporam recursos de segurança passivos ou inerentes, que não exigem controles ativos ou intervenção operacional para evitar acidentes em caso de mau funcionamento.
Muitos desses sistemas passivos dependem de uma combinação de gravidade, convecção natural e/ou resistência a altas temperaturas.
Energia nuclear
A Lightbridge Corporation está desenvolvendo sua tecnologia de combustível para aplicação em vários tipos de reatores resfriados a água, incluindo reatores de água leve existentes e futuros, inclusive pequenos reatores modulares resfriados a água, bem como para reatores de água pesada pressurizados com urânio deutério do Canadá (CANDU).
A atual frota de reatores nucleares dos Estados Unidos representa um grande segmento de mercado para o qual a Lightbridge Fue poderia trazer benefícios econômicos e de segurança significativos por meio de um aumento de potência de até 10%, juntamente com uma extensão esperada do ciclo operacional de 18 a 24 meses, ou um aumento de potência de 17%, sem estender o tempo do ciclo, diz a Lightbridge Corporation.