23 de Novembro de 2024

Portada » Plano Sonora: usinas de energia fotovoltaica

Plano Sonora: usinas de energia fotovoltaica

29 abril, 2023
Portugués
Energías renovables en América Latina y el Caribe. Renewable energies in Latin America and the Caribbean. Les énergies renouvelables en Amérique latine et dans les Caraïbes. Energias renováveis ​​na América Latina e no Caribe.

O Plano Sonora inclui o desenvolvimento de cinco usinas fotovoltaicas com uma capacidade de geração combinada de 5 Giga Watts (GW), o equivalente ao fornecimento de eletricidade para 6,8 milhões de residências mexicanas por ano, de acordo com o Ministério da Fazenda e Crédito Público (SHCP).

Ele também promoverá a montagem de veículos no norte do país como o início da integração em cadeias de valor globais em novas tecnologias de veículos elétricos.

Por um lado, as usinas fotovoltaicas garantirão o fornecimento de energia limpa, em linha com as políticas energéticas das indústrias automotivas; por outro lado, a integração do processamento de lítio em baterias e montagem promove novos investimentos e intercâmbios tecnológicos não apenas no estado de Sonora, mas também vínculos produtivos em outras regiões do país.

A geração de energia elétrica com tecnologia fotovoltaica abre as portas para seu armazenamento por meio de sua transformação em hidrogênio verde.

O Plano Sonora também incorpora a visão da Cúpula de Líderes da América do Norte, realizada na Cidade do México em 9 de janeiro de 2023.

A Cúpula concordou em desenvolver um mercado de hidrogênio verde por meio da cooperação em pesquisa, desenvolvimento de padrões de segurança e integração de corredores de transporte limpo na região de fronteira.

Plano Sonora

Além disso, será elaborado um plano para o desenvolvimento de padrões e a instalação de carregadores elétricos ao longo da fronteira para iniciar uma transição para o transporte transfronteiriço limpo.

Com relação ao progresso do Plano Sonora, em fevereiro deste ano, foi inaugurada a primeira etapa da usina fotovoltaica em Puerto Peñasco, Sonora, que, quando concluída, terá uma capacidade de geração de 1 GW em uma área de 2.000 hectares, tornando-se o maior parque fotovoltaico da América Latina e o sétimo maior do mundo, com um investimento total de US$ 1,6 bilhão.

Como parte do interesse em estimular o crescimento econômico, o governo mexicano reconhece a necessidade de alcançar a soberania energética, com fontes de energia sustentáveis e diversificadas.

Para atingir esse último objetivo, o governo desenvolveu uma estratégia industrial que terá o setor de veículos elétricos como um de seus eixos centrais.

O estado de Sonora tem vários fatores que o tornam uma região estratégica para aumentar a integração com os Estados Unidos, já que possui um dos maiores depósitos de lítio do mundo e um grande potencial para a geração de eletricidade por meio da tecnologia fotovoltaica, que é procurada por empresas que fabricam produtos de alto valor agregado e que estão buscando se mudar para o México.

Eletromobilidade

Em abril de 2022, foram feitas modificações legais que permitiriam ao Estado mexicano coordenar a exploração de depósitos de lítio localizados no estado de Sonora com o objetivo de inserir nosso país nas cadeias globais de valor por meio da fabricação de baterias usadas em veículos elétricos.

Em agosto do mesmo ano, o governo mexicano anunciou o Plano Sonora, que lançou as bases para o desenvolvimento de um setor baseado na eletromobilidade.

O desenvolvimento desse polo industrial no estado de Sonora resultará na criação de empregos de maior qualidade e mais bem remunerados, bem como no aumento da atividade econômica na região por meio do aumento dos investimentos nacionais e estrangeiros.

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]