A Contecon Manzanillo (CMSA), uma unidade da International Container Terminal Services, Inc. (ICTSI) no Porto de Manzanillo, tornou-se recentemente a primeira operadora portuária a obter um certificado de neutralidade de carbono no México.
A certificação de neutralidade de carbono ISO-14064-3:2019 reconhece o compromisso da Contecon Manzanillo com iniciativas globais para combater as mudanças climáticas, promover a energia renovável e descarbonizar os portos e a navegação.
De acordo com a própria empresa, a obtenção desse selo ambiental consolida a liderança do Contecon como um terminal portuário líder em favor de Manzanillo, Colima e México.
O certificado de carbono neutro destaca os esforços do terminal para reduzir e compensar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
CMSA
Os esforços de redução incluem: medição de emissões, implementação de iniciativas de eficiência energética e hídrica, como a troca de iluminação convencional por LEDs, uso do catalisador para reduzir o consumo de combustível, investimento em condicionadores de ar com inversor, implementação de um programa de eficiência operacional e realização de campanhas ambientais em que os funcionários (e as comunidades vizinhas) participaram de atividades como reflorestamento, reciclagem, limpeza de praias, entre outras.
A CMSA compensou suas emissões investindo em um projeto de transformação de resíduos em energia.
Em 2023, a CMSA patrocinará áreas ambientais que podem servir como sumidouros de carbono e permitir que o terminal compense as emissões de CO2 da empresa.
Ao ser aprovado na auditoria realizada pela TÜV RHEINLAND, o Contecon Manzanillo demonstrou sua capacidade de reduzir adequadamente suas emissões de gases de efeito estufa e avançar em tempo hábil para uma transição energética no transporte marítimo mexicano.
Em 2021, as emissões diretas e indiretas de CO2 da empresa totalizaram 25,368.67 toneladas, enquanto as emissões totais compensadas totalizaram 25,369 toneladas.
De acordo com o estudo Shipping Energy Transition: Strategic Opportunities in Mexico, do Global Maritime Forum e da University College London, o transporte marítimo regional e global conecta efetivamente as economias por meio da movimentação de mercadorias e atualmente é responsável por 80-90% do comércio mundial.
O setor de transporte marítimo emite de 2% a 3% das emissões globais de gases de efeito estufa e contribui com cerca de 13% das emissões de enxofre e óxido de nitrogênio para a poluição atmosférica global.
Daí a urgência e o compromisso de empreender uma transformação do setor portuário em direção a práticas cada vez mais sustentáveis.