23 de Novembro de 2024

Portada » As 70 empresas no Istmo de Tehuantepec

As 70 empresas no Istmo de Tehuantepec

8 mayo, 2023
Portugués
Las 70 empresas en el Istmo de Tehuantepec. The 70 companies in the Isthmus of Tehuantepec. Les 70 entreprises de l'Isthme de Tehuantepec. As 70 empresas do Istmo de Tehuantepec.

O Ministério da Economia destacou que há 70 empresas no Istmo de Tehuantepec que têm relevância nacional, regional e global, concentradas em suas quatro Zonas Metropolitanas.

Da mesma forma, essas empresas operam em setores como:

  • Petroquímico (2 refinarias e 3 complexos petroquímicos da Pemex).
  • Produtos químicos (orgânicos e inorgânicos).
  • Plásticos.
  • Insumos para construção.
  • Alimentos processados (óleos, farinhas, panificação) e bebidas.

Empresas no Istmo de Tehuantepec

Localizado na parte sul do México, o Istmo de Tehuantepec abrange os estados de Oaxaca e Veracruz. É a área mais estreita do país entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

Algumas das empresas que operam nessa área são: Celanese, La Fina, Bachoco, Minsa, Infra, Cemex, Clariant, Campi, Maseca, Unigel, GCS, Emerson, PMV, Innophos e CRYOINFRA.

O México é a quinta maior nação das Américas e a décima terceira maior do mundo em área total, ocupando um território de 1.964.375 quilômetros quadrados (km).

Ao norte, o México compartilha uma fronteira de 3.141 km com os Estados Unidos. Ao sudeste, o México compartilha uma fronteira de 641 km com a Guatemala e 249 km com Belize.

A leste, seu litoral se estende por 2.429 km ao longo do Golfo do México e 865 km ao longo do Mar do Caribe, e a oeste, seu litoral se estende por 7.828 km ao longo do Oceano Pacífico.

O México é geograficamente diverso. Possui cadeias de montanhas e grandes planícies costeiras, bem como vales, cânions, planaltos e depressões, entre outras características.

Entre as formas de relevo mais proeminentes do México estão a Sierra Madre Occidental e a Sierra Madre Oriental, a Península da Baixa Califórnia, a Mesa del Centro e a Península de Yucatán.

Aproximadamente 12% das terras do México são cultiváveis, cerca de 55% são adequadas para pastagem e aproximadamente 34% são florestadas.

O México planeja estabelecer 10 parques industriais («polos de desarrollo»), que terão incentivos para atrair projetos de investimento em logística e atividades relacionadas ao agronegócio, manufatura, energia e serviços, com o objetivo de transformar a área em um centro de entrega para o mercado interno e reexportações.

Esses polos de desenvolvimento fariam parte do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT).

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]