No final de dezembro de 2022, o total de ativos do sistema bancário mexicano era de MXN 12 trilhões 524,4 bilhões, representando um aumento anual real de 4,9% em relação ao final de dezembro de 2021.
Ao mesmo tempo, no final de dezembro de 2022, a carteira de crédito pendente do setor bancário tinha um saldo de 6 trilhões 238,9 bilhões de pesos, um aumento real de 4,3% em relação ao ano anterior.
O resultado líquido do setor bancário foi de 236,7 bilhões de pesos no final de dezembro de 2022, 20,6% maior em termos reais do que no final de dezembro de 2021.
De acordo com o governo mexicano, o sistema financeiro mexicano permaneceu sólido durante o quarto trimestre de 2022, com os níveis de capitalização e liquidez do sistema bancário excedendo os requisitos regulatórios mínimos.
No entanto, espera-se que o sistema financeiro mexicano enfrente um ambiente mais complexo e incerto no curto prazo, como resultado de condições financeiras globais mais restritivas, incluindo altas taxas de juros globais, pressões inflacionárias persistentes, perspectivas de menor crescimento e alta volatilidade nos mercados financeiros internacionais.
No final de dezembro de 2022, o índice de adequação de capital (ICAP) do setor bancário comercial era de 19,0%, em comparação com 19,5% no final de dezembro de 2021.
Sistema bancário mexicano
Também no final de dezembro de 2022, todos os bancos comerciais estavam na primeira categoria de «alerta precoce», indicando que as instituições cumpriam os requisitos mínimos de capitalização e estavam suficientemente capitalizadas em caso de cenários de perdas inesperadas.
A partir dessa data, não foram necessárias ações imediatas de supervisão da Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários (CNBV).
Em 21 de março de 2023, a Comisión Nacional para la Protección y Defensa de los Usuarios de Servicios Financieros (Condusef) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento assinaram um Memorando de Entendimento, que formalizou uma aliança estratégica com o objetivo de reduzir o estresse financeiro na população mexicana, com foco na inclusão da comunidade, saúde e resiliência financeira.
Por fim, em 22 e 23 de março de 2023, a CNBV participou da 213ª reunião do Comitê de Supervisão Bancária da Basileia (BCBS).
Na reunião, o BCBS concordou em continuar a monitorar de perto os desenvolvimentos bancários e de mercado, bem como os picos de taxas de juros no sistema bancário global, e implementar medidas para aumentar a resiliência do sistema bancário e fornecer um ambiente regulatório justo para bancos ativos internacionalmente.