O Peru liderou o mundo em exportações de cranberry em 2022, com embarques de 1.351 milhões de dólares, um recorde.
Os cranberries são o principal produto de exportação agrícola do Peru, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI).
Para onde foram essas vendas externas? Principalmente para os Estados Unidos (52%), a Holanda (22,9%), a China (10,3%), Hong Kong (5,8%) e o Reino Unido (5,3%).
Exportações de cranberry
Outros países líderes em exportações de cranberry no mundo são Espanha, Chile, Holanda, Estados Unidos, Marrocos e México.
Qual foi a tendência anterior das exportações peruanas dessa fruta? Em 2018 (548 milhões de dólares), 2019 (810 milhões), 2020 (1.003 milhões) e 2021 (1.201 milhões).
Peru
Em 2022, o Produto Interno Bruto do Peru foi de US$ 242,4 bilhões.
As principais atividades econômicas do Peru são serviços (incluindo comércio atacadista e varejista, transporte e turismo), manufatura, agricultura e pecuária, e mineração e hidrocarbonetos.
O setor agrícola peruano é dominado por pequenos produtores.
Aproximadamente 16,8% da área terrestre do Peru é dedicada à produção de culturas aráveis e permanentes.
A agricultura de subsistência predomina e a produtividade é baixa devido a problemas de drenagem e salinidade, embora a produtividade geral tenha aumentado durante a década de 1990.
Nos últimos anos, o setor agrícola e pecuário cresceu mais rápido do que o crescimento do PIB.
Os principais produtos agrícolas do Peru são batata, milho, arroz, café, frutas e legumes, que juntos representam cerca de 72% da produção agrícola.
Os produtos agrícolas tradicionais do Peru incluem algodão, açúcar, café e arroz.
A produção agrícola tem se concentrado cada vez mais em produtos de exportação não tradicionais destinados principalmente aos mercados de inverno da Europa e dos Estados Unidos.
A costa norte do Peru é a principal área de cultivo de produtos de exportação não tradicionais, como aspargos, mangas e laranjas, enquanto a pecuária -gado e aves– predomina no sul.