O Friendshoring representa uma importante oportunidade econômica para o Canadá e para os trabalhadores canadenses, de acordo com o governo canadense.
Como uma democracia estável, com uma força de trabalho qualificada e uma rica dotação de recursos naturais, o Canadá tem uma base sólida como fornecedor de produtos essenciais para seus aliados.
O governo canadense acredita que a construção dessa base exigirá investimentos na capacidade econômica do Canadá, tanto agora quanto no futuro.
O Canadá enfrenta uma mudança fundamental nos padrões do comércio global.
Durante a maior parte das últimas três décadas, a economia global tem estado cada vez mais interconectada.
Embora a integração econômica tenha reduzido os custos de muitas mercadorias, ela também criou um sistema de comércio global vulnerável à interrupção de cadeias de suprimentos essenciais.
Para o Canadá e seus parceiros democráticos, a vulnerabilidade criada pela dependência de regimes autoritários para bens essenciais não é mais sustentável.
A militarização das exportações de energia pela Rússia forçou as democracias do mundo a repensar fundamentalmente a vulnerabilidade de suas cadeias de suprimentos.
Além disso, de acordo com o governo canadense, a China agora domina partes importantes das cadeias de suprimentos de tecnologia limpa, incluindo baterias.
Friendshoring
O governo canadense também argumenta que a mitigação dessas vulnerabilidades pelas democracias do mundo exigirá um realinhamento do comércio global e a mudança das cadeias de suprimentos essenciais das ditaduras para as democracias, como a do Canadá.
A necessidade de investimento para gerenciar esses desafios estruturais não se limitará a um setor ou a um aspecto da economia.
Será necessário um investimento amplo para fazer a economia do Canadá crescer e criar bons empregos de classe média nos próximos anos.
A escala de investimento necessária é enorme e é improvável que o setor privado sozinho consiga mobilizar o nível de capital necessário no Canadá em velocidade suficiente.
Muitos dos investimentos necessários levarão décadas e envolverão altos custos iniciais.
Além disso, os principais setores e tecnologias terão importantes efeitos colaterais ao impulsionar o desenvolvimento de indústrias relacionadas.
Por exemplo, os principais insumos para a produção limpa e a produção de tecnologia limpa, como eletricidade, minerais essenciais e captura, utilização e armazenamento de carbono, estabelecerão a base para uma economia limpa em expansão.
Para setores relacionados, como hidrogênio e manufatura limpa, isso aumentará sua produtividade e apoiará sua resiliência, além de ajudar a gerar novos empregos de classe média.