O Prosec e o Regla Octava são programas de promoção da produção no México, separados do programa Maquiladora e Indústria de Manufatura e Exportação (IMMEX), mas as empresas podem usar esses três programas juntos.
Por um lado, o Prosec (Programa de Promoción Sectorial) permite a importação de um conjunto definido de mercadorias para uso na produção de produtos específicos para determinados setores, com uma tarifa preferencial ad-valorem, independentemente de as mercadorias produzidas serem destinadas à exportação ou ao mercado interno.
As tarifas preferenciais de importação no âmbito do Prosec variam de 0 a 10%, de acordo com a Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC).
As alíquotas tarifárias preferenciais do Prosec aplicam-se exclusivamente à importação de mercadorias em setores específicos para usos finais específicos.
Em abril de 2022, esses setores eram «elétrico; eletrônico; mobiliário; brinquedos, brinquedos recreativos e artigos esportivos; calçados; mineração e metais; bens de capital; fotográfico; maquinário agrícola; indústrias diversas; químico; artigos de borracha e plástico; aço; farmacêutico; medicamentos e equipamentos médicos; transporte, exceto automotivo; papel e papelão; madeira; couro; automotivo e peças automotivas; têxtil e vestuário; chocolates; doces e produtos afins; café; e alimentos».
O governo mexicano fornece uma lista de componentes e produtos finais por código HS para cada um desses setores, especificando os tipos de componentes importados que podem ser usados e os produtos finais produzidos para se qualificar para o tratamento tarifário preferencial em cada setor do Prosec.
Regla Octava
A maioria dos participantes do Prosec é certificada para obter/produzir em mais de um setor do Prosec.
As empresas do Porsec também se qualificam para benefícios adicionais da Regra Oito, que faz parte do programa Prosec.
Uma permissão da Regra Oito permite que as empresas importem mercadorias com taxas reduzidas de impostos que não se qualificam para os impostos preferenciais do Prosec.
Essas mercadorias qualificadas incluem máquinas e equipamentos, insumos, materiais, peças e componentes relacionados a produtos a serem fabricados ou montados no México.
Essas mercadorias são importadas sob uma única subposição tarifária 98.02 «operações especiais».
Para conceder uma permissão da regra oito, o Ministério da Economia exige que as mercadorias não estejam disponíveis ou estejam insuficientemente disponíveis no México, entre outros critérios.
As permissões da regra VIII são limitadas a um código HTS específico, descrição do produto, uso e volume pretendido.
Se o volume pretendido for excedido, as empresas poderão solicitar novamente uma nova permissão para cobrir o volume adicional.
De acordo com a USITC, o processo de solicitação da oitava regra é relativamente fácil e rápido, em alguns casos levando apenas dois dias para aprovação.