De 2018 a 2022, o volume de gás natural vendido pela CFE International quase dobrou, passando de 1.570 milhões de pés cúbicos por dia (MMcfd) em 2018 para 3.034 MMcfd em 2022.
Com isso, a CFE International se tornou, em 2021, uma das 10 maiores comercializadoras de gás natural dos Estados Unidos, acima de empresas como Chevron, ExxonMobil ou ARM Energy, e a principal exportadora de gás natural para o México, cobrindo mais de 50% da demanda nacional de gás natural.
As ações implementadas pela atual administração no México permitiram que a rentabilidade da CFEnergía aumentasse de 0,75% em 2018 para 5,94% em 2022, o que apoiou a política de reinvestimento dos lucros em infraestrutura.
Quanto à CFE International, apesar de enfrentar um aumento de 4,3% nos custos, a gestão estratégica permitiu aumentar suas receitas em 4,9% e seu lucro bruto em 31,9%, em comparação com 2021.
Para fornecer esses volumes e atender à demanda doméstica, a CFE International possui um portfólio de fornecimento, respondendo às necessidades de geração de eletricidade no México, bem como à crescente demanda de terceiros no México capturada por sua subsidiária irmã, CFEnergía.
A maior parte do gás importado dos Estados Unidos para o México vem do estado do Texas, nas regiões Sul e Oeste.
CFE International
Para o gás natural do sul do Texas, a CFE International aumentou suas exportações para o México de um total de 1.140 MMpcd em 2018 para 1.862 MMpcd em 2022.
No caso do oeste do Texas, a CFE International aumentou sua compra de um total de 431 MMpcd em 2018 para 1.172 MMpcd em 2022.
A CFE International LLC é uma subsidiária da Comissão Federal de Eletricidade (CFE), que tem como objetivo competir no mercado aberto de energia nos Estados Unidos, garantindo preços competitivos de gás natural e oferecendo ao México as melhores condições para a aquisição desse combustível.
As atividades comerciais da CFE International estão localizadas em duas regiões dos Estados Unidos: Sul e Oeste do Texas, enquanto 75% de suas operações comerciais são realizadas com a CFEnergía, colaborando no fornecimento para as Empresas de Produção Subsidiária de Geração (EPS).
Nesse contexto, a CFE International está envolvida em atividades previstas como parte da finalidade pública da CFE, listadas na seção II do artigo 5 da Lei CFE, relativas à «importação, exportação, transporte, armazenamento, compra e venda de gás natural, carvão e qualquer outro combustível».