A Cemex Ventures investiu em 21 startups sediadas em nove países e focadas no desenvolvimento de várias áreas-alvo no setor de construção.
Durante o ano de 2022, a Cemex Ventures investiu em três novas startups e em seis investimentos subsequentes em empresas de seu portfólio.
Além disso, a Cemex Ventures realizou sua Competição de Startups de Construção 2022 com outros parceiros de primeira linha do setor, buscando empreendedores e startups para impulsionar a inovação no setor de construção.
Cerca de 500 startups participaram da competição, encerrando o evento com oito vencedores (dois em cada uma das quatro áreas-alvo).
Desde seu lançamento em 2017, a unidade de inovação aberta e capital de risco corporativo da Cemex, a Cemex Ventures, continua a colaborar com startups, empreendedores, universidades e outras partes interessadas para moldar o ecossistema de construção do futuro, enfrentando os desafios mais difíceis do setor.
Cemex Ventures
A empresa fechou vários negócios em colaboração com áreas relevantes da Cemex.
Os exemplos incluem: a avaliação de um acordo de compra para vender 450.000 toneladas de CO2 a serem convertidas em combustíveis sustentáveis (e-metanol), cooperação no desenvolvimento e implantação em larga escala de tecnologia de eletrificação para aquecimento de alta temperatura nos locais de produção da Cemex para a produção de clínquer e cimento com baixo teor de CO2, o processamento de resíduos (combustível derivado de resíduos) para a produção de gás de síntese como fonte de energia para suas operações de cimento e a introdução da primeira impressora 3D para concreto no México.
Ideias
Em 2019, a Cemex Ventures lançou a plataforma «Smart Innovation», com o objetivo de impulsionar a inovação interna na Cemex.
Um veículo para promover a inovação em todos os níveis da organização, a plataforma Smart Innovation busca desafiar o status quo, promover uma cultura de inovação na Cemex e facilitar a execução de ideias.
Até o momento, a plataforma Smart Innovation tem mais de 170 projetos em fase piloto que esperamos que tenham um impacto direto na Cemex e no setor de construção.
Além disso, o programa acelerador Leaplab da Cemex Ventures foi lançado no segundo semestre de 2022. Esse é um esquema de colaboração de prazo fixo com startups em estágio inicial para catalisar seu crescimento e impulsionar a inovação por meio do acesso oportuno a soluções promissoras que podem gerar valor estratégico e oportunidades de negócios.
O Leaplab lançou pilotos com cinco startups em seis operações da Cemex (Espanha, México, EUA, Israel, Reino Unido e Colômbia), testando diferentes tecnologias, como soluções de coleta de energia, aplicativos de aprendizado de máquina e visão computacional para questões de saúde e segurança e soluções digitais para monitoramento de concreto, otimização de produção e manutenção de frota.