A Comissão Federal de Concorrência Econômica do México (Cofece) determinou preliminarmente a ausência de concorrência efetiva no transporte marítimo de passageiros e cargas roll-on/roll-off na Baja California Sur.
A esse respeito, o mercado é composto por dois serviços.
Por um lado, há o serviço marítimo ro-ro, que é prestado por balsa em rotas que ligam o continente mexicano à Baja California Sur, em uma rota previamente definida, mediante o pagamento de uma taxa (STMC).
Por outro lado, há o serviço de transporte marítimo de passageiros, que é prestado por balsa, em uma rota previamente definida, mediante o pagamento de uma tarifa, em virtude de um contrato de transporte marítimo de passageiros que inclui uma passagem, em rotas que ligam o continente mexicano à Baja California Sur (STMP).
As rotas consideradas para a prestação dos serviços que compõem esse mercado são as seguintes: Pichilingue-Topolobampo e Pichilingue-Mazatlan (Rotas).
Os portos relacionados às rotas são: o porto de Pichilingue, o porto de Topolobampo e o porto de Mazatlan, que possuem infraestrutura e prédios para o atendimento de embarcações (Instalações Portuárias) e serviços portuários e relacionados (Serviços Relacionados), que permitem que a STMC e/ou os fornecedores do STMP prestem o serviço a partir desses portos.
Transporte marítimo
Apenas duas empresas – em um contexto de barreiras à entrada – oferecem serviços de transporte marítimo ro-ro nas rotas que ligam Baja California Sur a Sinaloa, e apenas uma delas oferece serviços de transporte de passageiros.
Se a decisão preliminar for confirmada, a autoridade reguladora do setor poderá estabelecer a base para a regulamentação das tarifas dos serviços.
Na investigação, a Cofece identificou níveis muito altos de concentração nos serviços de transporte marítimo devido ao fato de que:
Apenas duas empresas (Transportación Marítima de California, S.A. de C.V. e Baja Ferries, S.A.P.I. de C.V.) oferecem há vários anos o serviço ro-ro marítimo em ambas as rotas que ligam Baja California Sur a Sinaloa. Além disso, a Baja Ferries é a única que oferece transporte marítimo de passageiros nessas rotas.
Existem barreiras à entrada que dificultam a entrada de mais concorrentes no futuro, como altos valores de investimento, limites à participação de capital estrangeiro em empresas de navegação e a falta de capacidade do porto de Pichilingue para permitir a entrada de novos concorrentes nas mesmas condições que as empresas estabelecidas.