O setor agroalimentar no Canadá é uma das prioridades setoriais da Export Development Canada (EDC), uma corporação financeira do governo que apoia as empresas canadenses.
É evidente que o setor agroalimentar é, há muito tempo, um dos pontos fortes da economia canadense, com muitas empresas e agricultores inovadores.
O setor inclui uma ampla variedade de produtos e atividades, desde a pesca, a agricultura e a pecuária até o transporte, o processamento e o varejo.
Para se ter uma ideia: o setor agroalimentar é responsável por quase 7% do PIB do Canadá e por 2,1 milhões de empregos canadenses.
Com o crescimento da população mundial, a demanda por alimentos seguros, nutritivos e de alta qualidade só aumentará.
O Canadá já é o quinto maior exportador de alimentos do mundo e a EDC vê um amplo espaço para aumentar as exportações agroalimentares.
As exportações agroalimentares do Canadá chegam a cerca de $83 bilhões. E a ambição da EDC é aumentar esse valor significativamente.
Para isso, a EDC diz que suas equipes e especialistas trabalharão em conjunto com os parceiros para focar nas necessidades dos clientes.
Muitas vezes, as empresas agroalimentares que desejam exportar não sabem com quem falar ou como começar.
A EDC pode ajudar com informações sobre o país, aconselhamento, apresentações e conexões por meio de seus parceiros e, uma vez que as empresas tenham garantido um mercado e clientes, a EDC pode oferecer soluções financeiras para aumentar sua capacidade.
Agroalimentar no Canadá
A estratégia da EDC se concentra em toda a cadeia de valor e aproveita a rede para viabilizar e acelerar o comércio agrícola do Canadá.
Em 2022, quando a EDC estabeleceu planos para acelerar seu apoio ao setor, ela atendeu mais de 1.800 clientes – 8% a mais do que em 2021 – e facilitou mais de US$ 14 bilhões em negócios, 18% a mais.
Por meio de seu programa de conexões direcionadas, facilitou quase 200 apresentações entre exportadores agroalimentares canadenses e sua rede internacional de compradores, e 16 exportadores conseguiram mais de 40 contratos.
Se a EDC puder ajudar as empresas a atingir seu potencial na expansão das exportações agroalimentares, poderá causar um impacto significativo para o Canadá, na forma de empregos diretos e indiretos, e ajudar a alimentar o mundo.