O mercado anual de reforço de concreto nos Estados Unidos é estimado em US$ 9,4 bilhões, de acordo com a Grandview Research.
Esse mercado está bem estabelecido e é resistente a mudanças.
O concreto é um material feito de uma mistura de água, areia, cascalho e cimento ou cal, que se torna mais forte à medida que endurece.
No entanto, Basanite ressalta que o reforço do concreto com produtos e métodos tradicionais de aço tem se mostrado problemático.
Quase todos os edifícios e fundações de concreto do mundo foram originalmente construídos com reforço de aço.
Os negócios da Basanite se concentram no setor de construção, mais especificamente na introdução de produtos compostos para reforço de concreto e, em segundo lugar, para asfalto.
Observação: o aço é um produto comprovado há muito tempo para essas aplicações, mas tem um problema inerente: ele corrói (enferruja) e se degrada quando exposto ao ar e à água.
Todas as barras de reforço de aço (ou vergalhões) usadas sofrem alguma forma de degradação devido à corrosão.
Essa corrosão faz com que o concreto se afaste do reforço, rache e, por fim, falhe: o processo é chamado de «spalling».
Esse problema de corrosão foi reconhecido pelos órgãos governamentais a ponto de terem incluído no código uma definição da quantidade «aceitável» de corrosão em barras de reforço de aço antes de seu uso.
De qualquer forma, a barra continua a enferrujar e, em última análise, isso leva a uma manutenção cara, inicialmente com reparos e, por fim, substituições ao longo da vida útil da estrutura.
Reforço de concreto
Resolver esse problema é o principal objetivo e a proposta de valor da Basanite: todos os seus produtos são basicamente à prova de corrosão.
Além disso, a empresa acredita que sua alternativa inovadora ao reforço de aço também oferece maior resistência, dando ao usuário final alternativas para elementos de reforço de concreto que nunca precisarão de manutenção ou substituição por 100 anos ou mais.
Por meio de sua subsidiária integral, a Basanite Industries, LLC, a Basanite fabrica produtos compostos «verdes» (ecologicamente corretos), sustentáveis, não corrosivos e leves usados no reforço de concreto pelo setor de construção.
Seu principal produto é o BasaFlex, uma barra de reforço de polímero reforçado com fibra de basalto (BFRP) (conhecida como «vergalhão») que a empresa considera uma alternativa mais forte, mais leve, sustentável, não condutora e não corrosiva ao aço tradicional.