24 de Novembro de 2024

Portada » Ativos dos bancos no M?xico em 2022

Ativos dos bancos no México em 2022

23 junio, 2023
Portugués
Los activos de los bancos en México en 2022. Bank assets in Mexico in 2022. Actifs bancaires au Mexique en 2022. Ativos bancários no México em 2022.

No final de dezembro de 2022, os ativos dos bancos no México totalizaram MXN 12 trilhões e 524,4 bilhões, de acordo com dados do governo mexicano.

Esse valor representa um aumento anual real de 4,9% em comparação com o final de dezembro de 2021.

A carteira de crédito total do setor bancário foi de 6 trilhões 238,9 bilhões de pesos, um aumento real anual de 4,3% em comparação com o final de dezembro de 2021.

O resultado líquido do setor bancário foi de 236,7 bilhões de pesos no final de dezembro de 2022, 20,6% maior em termos reais do que no final de dezembro de 2021.

No final de dezembro de 2022, havia 50 instituições bancárias comerciais em operação.

Ativos dos bancos

O sistema bancário mexicano é regulamentado pela Lei de Instituições de Crédito (LIC) e consiste no Banco de México, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento e, em uma extensão limitada, fundos fiduciários públicos criados pelo governo.

A LIC regulamenta as atividades bancárias e de crédito no México, especialmente a organização, propriedade e operação de instituições de crédito, bem como as atividades e operações que as instituições de crédito podem realizar e seus níveis de capitalização e reservas.

De acordo com a LIC, os serviços bancários e de crédito só podem ser prestados por instituições de crédito.

A LIC estabelece que as instituições de crédito são bancos comerciais e bancos de desenvolvimento.

Além disso, a LIC foi alterada em 11 de março de 2022 para: autorizar o Ministério da Fazenda e Crédito Público a bloquear a participação de pessoas físicas em transações financeiras ao encontrar evidências suficientes de que a pessoa está envolvida em financiamento do terrorismo ou em transações com recursos de origem ilícita, e estabelecer procedimentos legais para que pessoas físicas contestem sua inclusão na lista de pessoas bloqueadas.

O México passou por uma reforma financeira em 2014, cujo objetivo era fortalecer a estrutura institucional bancária geral, promover a concorrência e garantir a prudência no setor financeiro, permitindo uma oferta de crédito mais forte e sustentável.

Essa reforma financeira aumentou a conformidade da estrutura jurídica mexicana com os Atributos-chave de Regimes de Resolução Eficazes para Instituições Financeiras estabelecidos pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB).

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]