As exportações de produtos do México cresceram a uma taxa anual de 4,6% de janeiro a maio, chegando a 240.168,3 milhões de dólares, informou o Inegi.
A sequência desse indicador foi a seguinte: janeiro (25,6%), fevereiro (-3,0%), março (3,2%), abril (-2,9%) e maio (5,8%).
O México usa um modelo de desenvolvimento econômico baseado no aumento dos retornos de seu comércio exterior.
Com esse objetivo, o México se concentra principalmente na expansão de suas exportações totais por meio de várias medidas comerciais, fiscais, financeiras e promocionais para crescer e aumentar a competitividade de suas exportações não petrolíferas.
Durante várias décadas, a política de comércio exterior do México se concentrou na remoção de barreiras ao comércio exterior, o que resultou em um aumento das exportações não petrolíferas do México e levou a um aumento da importância dos produtos manufaturados em relação aos produtos agrícolas.
Nos primeiros cinco meses deste ano, as exportações mexicanas de petróleo totalizaram US$ 12.911,1 milhões, uma queda de 22,1% em relação ao ano anterior.
Por outro lado, as exportações não petrolíferas totalizaram 227.257,2 milhões de dólares, um crescimento de 6,6% em relação ao ano anterior.
Exportações de produtos
No México, a Lei de Comércio Exterior dá ao presidente amplos poderes para estabelecer taxas de importação e exportação, bem como outras restrições comerciais.
Essa lei também criou a Comissão de Comércio Exterior, um órgão administrativo da Administração Pública Federal para consultas obrigatórias sobre questões de comércio exterior, incluindo a imposição de direitos compensatórios, que são direitos de importação impostos de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) para neutralizar o efeito do subsídio de um país estrangeiro sobre suas exportações.
Além disso, a Lei de Comércio Exterior define e regulamenta as práticas comerciais desleais, alinhando, assim, a estrutura regulatória comercial do México mais de perto com as práticas e os padrões internacionais atuais.
Dentro das exportações não petrolíferas, as exportações agrícolas totalizaram 10.460,0 milhões de dólares (4,1%) nos primeiros cinco meses do ano, as exportações extrativas totalizaram 3.929,2 milhões (-0,2%) e as exportações de manufatura foram de 212.867,9 milhões (6,9%).
Como parte da manufatura, as exportações automotivas aumentaram 15,2%, para 73.575,5 milhões de dólares, e as exportações não automotivas aumentaram 3,0%, para 139.292,4 milhões de dólares.