Os principais investidores em veículos elétricos e baterias (combinados) incluem todos os principais fabricantes de automóveis, com a Tesla (Estados Unidos) na liderança, seguida pela BMW (Alemanha), Hyundai (República da Coreia), Toyota (Japão) e Volkswagen (Alemanha).
Além disso, de acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), os 10 principais investidores transnacionais representam cerca de 50% dos projetos internacionais e também incluem os principais produtores de baterias, como a chinesa Contemporary Amperex Technology (China) e a LG (República da Coreia).
À medida que os veículos elétricos se tornam mais difundidos, o investimento em infraestrutura de recarga elétrica deve aumentar.
Entretanto, a UNCTAD indicou que a maioria desses projetos está sendo realizada atualmente por investidores nacionais.
O número de projetos internacionais registrados representa apenas um quinto do número total de projetos.
Além disso, há pouquíssimos projetos registrados para o desenvolvimento de estações de recarga de veículos elétricos em economias em desenvolvimento.
Principais investidores
Entre 2016 e 2020, metade do investimento internacional em baterias foi para a Europa (Alemanha, 26%; França, 11%; Hungria, 10%), seguida pela China (17%), Estados Unidos (15%) e Indonésia (10%).
Outros destinos importantes para a fabricação de baterias entre os países em desenvolvimento foram Brasil, Índia, Malásia e México (nessa ordem).
Em 2021 e 2022, os EUA atraíram 40% de todos os investimentos, a Europa cerca de 30% e a Indonésia 11%.
O maior projeto foi anunciado pelo Hon Hai Group (Província de Taiwan, China): um projeto de US$ 8 bilhões na Indonésia para fabricar veículos elétricos e baterias.
O projeto foi desenvolvido na estrutura de um acordo de cooperação entre o Ministério de Investimentos da Indonésia, a Indonesia Battery Corporation, a mineradora de carvão indonésia Indika e a fabricante de scooters Gogoro (Província de Taiwan, China).
A cooperação também se estenderá ao desenvolvimento de setores de apoio a veículos elétricos, como sistemas de armazenamento de energia, estações de troca de baterias e reciclagem de baterias.
A Indonésia é um grande produtor de níquel; a estrutura de cooperação internacional tem como objetivo alavancar seus suprimentos de minério de laterita de níquel (usado em baterias de lítio) para se tornar um centro global de produção e exportação de veículos elétricos.