A Câmara Mexicana de Minas (Camimex) pediu uma política pública para promover a mineração responsável no México.
Jaime Gutiérrez, presidente da Camimex, disse que a indústria enfrentou mudanças importantes, como a restrição do lítio para uso exclusivo do estado em 2022 e a reforma da Lei de Mineração em maio de 2023.
«Diante desses desafios, nos mantivemos firmes e unidos, o que nos permitiu transmitir nossos pontos de vista no Congresso e com as autoridades federais, conseguindo transmitir alguns dos graves impactos contidos na primeira iniciativa «, disse ele em entrevista coletiva na quarta-feira.
«Embora algumas mudanças tenham sido alcançadas, ainda temos uma grande tarefa para promover uma política pública que incentive a mineração responsável em nosso país e que essa atividade seja vista como o que somos, aliados naturais para o bem-estar do México», acrescentou.
Mineração responsável
Mas a Camimex salientou que o sector enfrenta atualmente uma nova iniciativa que visa proibir a exploração mineira a céu aberto.
«Como já expressámos em diferentes ocasiões, consideramos que esta proposta é um erro que teria consequências graves, em termos de emprego e receitas fiscais, comprometendo o desenvolvimento económico e a construção de um futuro mais sustentável para o México», disse Gutiérrez.
Competitividade
A Camimex foi criada em 31 de março de 1937 por tempo indeterminado e o seu objeto social é representar os interesses gerais da indústria mineira e metalúrgica mexicana.
O seu objetivo? Promover o desenvolvimento dos seus membros e ajudar na defesa dos seus interesses, sendo uma instituição pública, autónoma e com personalidade jurídica distinta da dos seus membros.
Segundo a Câmara, estas questões dificultam o desenvolvimento do sector mineiro:
- A não atribuição de novas concessões.
- Atrasos no tratamento das formalidades.
- Insegurança jurídica.
- Alterações recentes da legislação.
- A carga fiscal.
- A insegurança nas regiões mineiras.
Para inverter esta situação, a Camimex pretende estabelecer e reforçar canais de comunicação que gerem diálogo e troca de opiniões com as autoridades responsáveis por cada questão, bem como com os diferentes actores envolvidos, desenvolvendo propostas específicas para a resolução de cada um dos problemas.
Produção
Este é o valor da produção mineira e metalúrgica do México nos últimos quatro anos:
- 2017: 241.727 milhões de pesos.
- 2018: 241 634 milhões de pesos.
- 2019: 228.296 milhões de pesos.
- 2020: 281 516 milhões de pesos.
- 2021: 334 782 milhões de pesos.
- 2022: 316 956 milhões de pesos.
- 2023: 261 061 milhões de pesos.