26 de Dezembro de 2024

Portada » A demanda de contêineres diminuiu pelo menos 4 por cento

A demanda de contêineres diminuiu pelo menos 4 por cento

7 agosto, 2023
Portugués
La demanda de contenedores disminuyó al menos 4%. Container demand decreased by at least 4%. La demande de conteneurs a diminué d'au moins 4%. A demanda por contêineres diminuiu em pelo menos 4%.

No segundo trimestre, a demanda por contêineres diminuiu de 4% a 6,5% em relação ao ano anterior, devido ao fraco crescimento das importações na América do Norte, Oceania e Extremo Oriente Asiático.

O setor de transporte marítimo é fundamental para o comércio internacional, pois é a única maneira viável e econômica de transportar grandes volumes de muitas commodities essenciais e produtos acabados em todo o mundo.

De acordo com a Maersk, a combinação de preocupações com a recessão e os altos estoques resultou em um crescimento fraco da demanda por comércio de contêineres e serviços de logística.

As importações para a Europa mostraram sinais de melhora no segundo trimestre, após um período muito fraco e, juntamente com o crescimento positivo das importações na Ásia Central Ocidental e uma melhora sustentada nas importações para a África, compensaram parte da fraqueza em outros lugares.

No lado da oferta do mercado marítimo, o fluxo crescente de entregas de navios e a atividade de sucateamento ainda limitada estão impulsionando o crescimento da frota.

Globalmente, a frota nominal de contêineres era de 27,3 milhões de TEUs no final do segundo trimestre de 2023, um aumento de 6% em comparação com o segundo trimestre de 2022.

Além disso, a redução dos gargalos na cadeia de suprimentos e a menor demanda nas rotas de longa distância estão liberando capacidade no mercado.

Demanda de contêineres

Os dados da SeaIntel mostram que a parcela da frota global de contêineres absorvida por atrasos diminuiu de um pico em janeiro de 2022 de quase 14% para uma baixa pós-pandemia de 3,6% em maio de 2023.

Parte da capacidade disponível está sendo absorvida por embarques mais lentos e cancelamentos de viagens.

De acordo com a Clarksons, a velocidade média dos contêineres diminuiu 3%, de 14,4 nós no segundo trimestre de 2022 para 13,9 nós no segundo trimestre de 2023.

No entanto, a lacuna entre o crescimento da demanda e da oferta continuou a se ampliar no segundo trimestre em uma base anual.

A atividade de sucateamento foi fraca no primeiro semestre do ano, mas espera-se que aumente no futuro.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]