A indústria da cerveja chilena tinha uma dimensão estimada de 1.036 milhões de litros em 2022, que se mantém inalterada em relação ao ano anterior, de acordo com a Compañía Cervecerías Unidas.
Enquanto as principais apresentações de embalagens são latas de alumínio não retornáveis, garrafas de vidro retornáveis e não retornáveis, os canais de distribuição predominantes são o canal off-premise, este último composto principalmente por lojas de bebidas e conveniência, e supermercados.
Por outro lado, o mercado de refrigerantes no Chile é composto por bebidas carbonatadas e não carbonatadas.
Os principais tipos de bebidas carbonatadas são as colas, as não-colas e a água mineral engarrafada carbonatada.
Por outro lado, as bebidas não carbonatadas são sumos de fruta, bebidas funcionais e água mineral engarrafada não carbonatada, purificada e aromatizada.
As principais apresentações de embalagens para as categorias não alcoólicas são garrafas de plástico não retornáveis e retornáveis.
Em 2022, a indústria chilena de refrigerantes carbonatados tinha um tamanho estimado de 2.344 milhões de litros, um declínio ano a ano de 0,6 por cento.
Indústria da cerveja
As actividades de produção mais importantes do Chile incluem a indústria alimentar e de bebidas, a indústria química, a indústria de bebidas e tabaco, a indústria de pasta e papel, a indústria de papel de petróleo e impressão, a indústria química e a indústria de produtos metálicos.
Por outro lado, a indústria da água tem uma dimensão estimada de 865 milhões de litros em 2022; a indústria dos néctares e sumos tem uma dimensão estimada de 396 milhões de litros; e a indústria das bebidas funcionais tem uma dimensão de 216 milhões de litros.
A atividade do ProChile centra-se em várias áreas fundamentais: apoio à internacionalização das pequenas e médias empresas e das empresas inovadoras; participação em feiras internacionais; promoção de produtos específicos através de programas como: Sabores de Chile (apoio à exportação de alimentos e bebidas nacionais para o estrangeiro) e Chilean Wine Tour (dedicado à promoção do vinho chileno no estrangeiro); e criação e lançamento de marcas sectoriais, por exemplo, Pisco Chile, Salmón de Chile ou Fruits from Chile, para dar reconhecimento a um determinado sector.
O ProChile também oferece serviços de orientação e formação aos exportadores, efectua estudos de mercados potenciais e fornece informações sobre esses mercados aos potenciais exportadores.