A indústria mundial de calçado é um mercado grande e fragmentado, destaca a empresa alemã Birkenstock Holding Limited.
De acordo com a Euromonitor, estima-se que a indústria gere aproximadamente 340 mil milhões de euros em vendas a retalho em 2022.
Além disso, as cinco principais marcas representam 20% do mercado global de calçado.
Em média, a Birkenstock refere que se espera que o mercado global de calçado cresça a uma taxa anual de 5,1% nos próximos cinco anos, atingindo cerca de 440 mil milhões de euros em vendas em 2027.
A Birkenstock é um fabricante de calçado sediado em Vettelschoß que produz sandálias e chinelos.
No exercício de 2022, a empresa gerou receitas de 1,2423 mil milhões de EUR e vendeu aproximadamente 30 milhões de unidades.
Com base na sua atual penetração no mercado de menos de 1%, a Birkenstock acredita que existe um amplo espaço em branco para continuar a desenvolver a marca Birkenstock.
Assim, a empresa espera conquistar uma quota de mercado a nível mundial, especialmente na Ásia-Pacífico, que deverá ser uma das regiões de crescimento mais rápido do mundo, com uma taxa de crescimento anual composta de 5,9% entre 2022 e 2027, e onde a empresa tem uma presença reduzida.
Sector global do calçado
Embora a Birkenstock concorra com apenas uma empresa em todo o espetro da sua carteira, a concorrência baseia-se principalmente no conhecimento da marca, na funcionalidade, qualidade e durabilidade dos produtos, no design e conforto e no marketing e distribuição.
A indústria do calçado está sujeita a variações cíclicas, consolidação, contração e encerramento, bem como a tendências da moda, mudanças rápidas nas preferências dos consumidores, efeitos do clima, condições económicas gerais e outros factores que afectam a procura dos consumidores.