A infraestrutura industrial de Monterrey permite à cidade competir pela atração de investimentos provenientes do nearshoring.
Em Monterrey, a atividade de construção aumentou 30% para fechar o trimestre com 1,2 milhões de metros quadrados adicionais até ao final do terceiro trimestre de 2023.
Enquanto a taxa de desocupação dos seus parques industriais se situou em 1,4%, o preço médio de aluguer aumentou 16%.
De acordo com o Intercam Banco, o inventário desta grande cidade fechou o terceiro trimestre do ano em 13,8 milhões de metros quadrados, o maior de que há registo e ultrapassando o crescimento total registado em 2022.
Oitenta e dois por cento deste crescimento foi proveniente de imóveis pré-alugados e apenas 18 por cento foi para o mercado especulativo.
Um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sublinha a importância das infra-estruturas industriais de Monterrey e as suas vantagens logísticas.
Hotéis de grande altura, edifícios de escritórios e praças comerciais marcam a zona empresarial central de Monterrey e dos municípios vizinhos, como San Pedro Garza Garcia, que é frequentemente citado como a comunidade mais rica de toda a América Latina.
Monterrey é também reconhecida como um destino popular pelos seus parques nacionais próximos e pela escalada em rocha.
Infraestrutura industrial de Monterrey
O USDA refere que a paisagem urbana variada (desde bairros da classe trabalhadora a enclaves ricos e bairros da moda, muitas vezes todos muito próximos) caracteriza a mistura de residentes ricos, médios e trabalhadores de Monterrey.
Em geral, o desenvolvimento e a pujança económica da zona contrastam com o baixo nível socioeconómico das cidades mais pequenas e dos distritos rurais de outras regiões do país.
A sua proximidade com os Estados Unidos, mas também a sua respectiva força económica, é um íman para a migração de estados mais rurais do México e de toda a América Latina.
Atualmente, para além das suas próprias infra-estruturas em constante crescimento, Monterrey está situada nas principais auto-estradas, caminhos-de-ferro e rotas aéreas para o trânsito e comércio nacional e internacional.
O importante porto interior de Laredo fica a uma curta distância a norte.
Nota: o nearshoring é uma estratégia empresarial que envolve a transferência de algumas ou de todas as operações de uma empresa para um país vizinho.
Especialmente no caso de Monterrey, o nearshoring envolve a deslocalização de empresas no México para aproximar os seus processos de produção dos Estados Unidos.