A Nemak do México aventurou-se nos negócios de componentes estruturais e de chassis e de peças para veículos eléctricos.
Durante 2022, a empresa obteve receitas equivalentes a cerca de 470 milhões de dólares nesta atividade.
Desde o início de maio, a Nemak ganhou contratos de produção para os mesmos produtos para vários fabricantes de equipamento original (OEM), representando aproximadamente 1,6 mil milhões de dólares em receitas anuais.
Em 2022, a empresa registou um total de receitas de 93,926 mil milhões de pesetas, das quais 47% provêm da venda de cabeças de motor; 30% da venda de blocos de motor; 13 % da venda de transmissão e outros componentes; e os restantes 10% da venda de estruturas e chassis e componentes para veículos eléctricos.
A categoria de componentes para veículos eléctricos, caixas de baterias e motores eléctricos inclui peças-chave como as caixas de baterias e as caixas de motores eléctricos.
Estas integram vários componentes de alumínio, tanto no interior como no exterior da caixa.
Estas peças são utilizadas em veículos híbridos (HEV), veículos plug-in (PHEV) e veículos puramente eléctricos (BEV).
Nemak
No caso dos PHEV, um motor elétrico é utilizado em conjunto com um motor de combustão interna como fonte alternada para aumentar a autonomia do veículo.
A Nemak tem uma carteira de mais de 60 clientes, incluindo alguns dos principais grupos automóveis do mundo e as suas filiais, como a BMW, a Ford, a GM, a Hyundai-KIA, a Jaguar Land Rover, a Mercedes Benz, a Renault-Nissan, a Stellantis e o Grupo Volkswagen.
Durante 2022, estima-se que a Nemak forneça mais de 200 componentes diferentes de motores, transmissões, chassis e estruturas e veículos eléctricos utilizados em cerca de 520 plataformas de veículos em produção ou em desenvolvimento de cerca de 1.360 plataformas de veículos em todo o mundo.
A Nemak é um fornecedor de fonte única para a maioria dos componentes que produz e tem sido um fornecedor designado para todo o ciclo de vida do projeto do motor, que historicamente se estende por seis a oito anos.
Esse ciclo de vida se compara a quatro anos para componentes internos e dois anos para componentes externos de veículos.