As acções da Nvidia Corporation, uma empresa de semicondutores sem fabrico próprio, dispararam devido aos avanços da Inteligência Artificial generativa, evidenciados pelo lançamento do ChatGPT e do GPT-4.
Segundo o Baron Investment Funds Trust, estas tecnologias prometem permitir ganhos de produtividade significativos em domínios como a criação de conteúdos, a codificação e mesmo a descoberta biológica.
Este fundo de investimento acredita que a plataforma de inteligência artificial de ponta a ponta da Nvidia e o seu envolvimento líder em jogos, centros de dados e máquinas autónomas, juntamente com a dimensão destes mercados, permitirão à empresa beneficiar de um crescimento duradouro nos próximos anos.
A Nvidia é pioneira na aceleração computacional para ajudar a resolver os problemas computacionais mais complexos.
Desde a sua concentração nos gráficos para PC, a empresa expandiu-se para muitas outras grandes e importantes áreas de computação.
Impulsionada pela procura sustentada de gráficos 3D excepcionais e pela escala do mercado de jogos, a Nvidia aproveitou a sua arquitetura de GPU para criar plataformas para computação científica, inteligência artificial, ciência de dados, veículos autónomos, robótica, metaversos e aplicações de Internet 3D.
Nvidia
A empresa tem parcerias com milhares de organizações que trabalham com IA numa grande variedade de sectores, desde a automatização de tarefas como a recomendação de produtos e serviços aos consumidores, a chatbots para automatizar ou ajudar nas interacções ao vivo com os clientes, à deteção de fraudes nos serviços financeiros e à otimização da exploração e perfuração de petróleo.
Estas organizações incluem as empresas líderes mundiais em Internet para o consumidor e serviços na nuvem, empresas e startups que procuram implementar a IA de forma transformadora em vários sectores.
A Nvidia estabelece parcerias com líderes da indústria para os ajudar a transformar as suas aplicações ou plataformas de computação.
Também tem parcerias nos sectores dos transportes, retalho, cuidados de saúde e fabrico, entre outros, para acelerar a adoção da IA.