A Pemex importou 419.000 barris de gasolina por dia, o que representou 52,3% da demanda total de gasolina no México em 2022.
Para 2023, a prioridade da Pemex é continuar fortalecendo o desempenho operacional do programa de reabilitação do Sistema Nacional de Refino para aumentar os níveis de processamento e produção de produtos de alto valor (gasolina, diesel e combustível de aviação), estabilizar a refinaria Olmeca em Dos Bocas, Tabasco, e no segundo semestre de 2023, à medida que as diferentes unidades de processamento da refinaria entrarem em operação, aumentar o processamento de petróleo bruto, bem como avançar em nossos projetos de Waste-to-Energy.
Além disso, a empresa está explorando fontes alternativas de financiamento para projetos de investimento de capital, como a reconfiguração da refinaria Antonio Dovalí Jaime em Salina Cruz, incluindo a conversão de resíduos.
A Pemex espera que esse projeto processe 75.000 barris por dia de resíduos catalíticos e de vácuo para produzir nafta leve e pesada, diesel com teor de enxofre ultrabaixo e diesel pesado hidrotratado.
Em 31 de janeiro de 2023, o conselho de administração da empresa autorizou uma modificação em seu orçamento original para 2023, que considera um orçamento de investimento total de 446,8 bilhões para despesas de capital.
Pemex
O orçamento modificado da Pemex para 2023 inclui 161,9 bilhões de pesos para manutenção não capitalizável e 6,1 bilhões de pesos para investimento financeiro, dos quais 2,1 bilhões de pesos correspondem a contribuições de capital para sua empresa subsidiária PTI Infraestructura de Desarrollo, para a construção da refinaria Olmeca localizada em Dos Bocas, Paraíso, Tabasco, e 4 bilhões de pesos correspondem a contribuições de capital para sua linha de negócios de fertilizantes.
De acordo com as informações da própria empresa, o investimento líquido de capital no orçamento modificado para 2023 é de 278,8 bilhões de pesos.
O Ministério da Energia abriu a refinaria Olmeca em Dos Bocas, Tabasco, para trabalhos de teste em 1º de julho de 2022, com a expectativa de que o local processe 340.000 barris de petróleo bruto por dia, produzindo 170.000 barris de gasolina por dia e 120.000 barris de diesel com baixo teor de enxofre por dia.
A Pemex e a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) anunciaram em 12 de novembro de 2022 uma colaboração para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, especificamente o metano.
Com o apoio da EPA, a Pemex pretende desenvolver e implementar um plano de mitigação em 2023 com o objetivo de reduzir as emissões de metano.