23 de Novembro de 2024

Portada » A produ??o autom?vel dos EUA mostra um crescimento resiliente?

A produção automóvel dos EUA mostra um crescimento resiliente 

25 abril, 2024
Portugués
Conteúdo dos EUA em veículos montados no México e no Canadá

A produção automóvel bruta e efectiva de veículos e peças da economia dos EUA regressou às tendências de crescimento a longo prazo, de acordo com o American Automotive Policy Council (AAPC).

O AAPC representa os interesses de política pública comuns dos fabricantes de automóveis dos EUA (Ford Motor Company, General Motors Company e Stellantis).

Anteriormente, esta tendência positiva foi interrompida pela recessão de 2008-2009, pela redução da produção resultante da pandemia de Covid-19 e pela crise dos semicondutores que lhe está associada.

Entre 2017 e 2023, a produção automóvel bruta passou de 597 mil milhões de dólares para um valor estimado de 814 mil milhões de dólares. 

De acordo com a AAPC, entre 2020 e 2023, a produção bruta cresceu 41 por cento. 

Produção automóvel

Globalmente, a indústria automotiva está exposta a condições econômicas incertas que podem afetar negativamente a demanda e a produção de novos veículos. 

As condições de negócio podem variar significativamente de período para período ou de região para região. 

Em 2022, a produção automóvel global foi afetada negativamente por problemas na cadeia de abastecimento, perturbações no mercado de trabalho e outros efeitos persistentes da pandemia de Covid-19. 

Mas em 2023, a produção de veículos ligeiros mostrou resiliência e forte crescimento, apoiada pela procura sustentada dos consumidores e pelos esforços dos OEM para repor os níveis de stock esgotados. 

A Cooper-Standard Holdings informa que esta resiliência e crescimento ocorreram apesar da incerteza contínua na economia global criada pela inflação em curso, pelo aumento das taxas de juro e pelo aumento da tensão geopolítica em regiões-chave do mundo. 

Em 2024, a empresa espera que o crescimento da produção seja moderado à medida que os níveis de inventário se normalizam, as taxas de juro permanecem relativamente elevadas e persistem as tensões geopolíticas que conduzem à incerteza económica global.

Nos Estados Unidos, os dados relativos ao emprego mostram que o número de postos de trabalho na indústria automóvel recuperou e excedeu a média da indústria nos últimos 32 anos. 

De facto, o nível de emprego da indústria automóvel dos EUA em dezembro de 2023, de 1 076 000, excede o nível médio mensal de emprego entre janeiro de 1990 e dezembro de 2023.

 

[themoneytizer id="51423-6"]