A empresa suíça ABB aumentou suas receitas de US$ 3,2 bilhões para US$ 3,6 bilhões na área de negócios de robótica e automação discreta de 2022 a 2023.
A empresa também aumentou seus funcionários de 10.700 para 11.300 na mesma comparação.
Em contrapartida, seus investimentos nessa área diminuíram de 86 milhões de dólares em 2022 para 71 milhões de dólares em 2023.
Com sede em Zurique, a ABB opera nas áreas de automação, digitalização industrial, eletrificação e robótica.
A área de negócio de Robótica e Automação Discreta fornece robótica e automação de máquinas e fábricas, incluindo produtos, software, soluções e serviços.
As receitas são geradas a partir de vendas directas a utilizadores finais e de vendas indirectas, principalmente através de integradores de sistemas e construtores de máquinas.
Os seus concorrentes? Varia consoante a oferta e inclui empresas como a Fanuc, Kuka, Yaskawa, Epson, Dürr, Stäubli, Universal Robots, Rockwell Automation, Siemens, Mitsubishi Electric e Beckhoff.
ABB
Os robôs são utilizados em actividades ou ambientes que podem ser perigosos para a saúde e segurança dos trabalhadores, tais como levantamentos repetitivos ou extenuantes, salas poeirentas, quentes ou frias, ou cabinas de pintura, e podem ajudar os clientes a resolver a escassez de mão de obra.
As soluções robóticas são utilizadas numa vasta gama de segmentos, desde os fabricantes de equipamento original (OEM) de automóveis, fornecedores de automóveis, eletrónica, indústria geral, bens de consumo, alimentos e bebidas e automação de armazéns/centros logísticos.
Além disso, são cada vez mais utilizados em aplicações de serviços para cuidados de saúde, restaurantes e retalho.
As aplicações robóticas típicas incluem a soldadura, o manuseamento de materiais, a manutenção de máquinas, a maquinagem, a pintura, a triagem, a embalagem, a paletização e a montagem.
Despesas de capital
Os principais investimentos em 2023 estiveram principalmente relacionados com a expansão da sede norte-americana de robótica e das instalações de fabrico nos Estados Unidos, bem como com a modernização da produção na Divisão de Robótica na China e na Divisão de Automação de Máquinas na Áustria.
Em 2023, a Europa representou 55% das despesas de capital, seguida das Américas (24%) e da Ásia, Médio Oriente e África (21%).