28 de Setembro de 2024

Portada » Aberturas de mercado para as exportações agroalimentares do México

Aberturas de mercado para as exportações agroalimentares do México

26 septiembre, 2024
Portugués
Aberturas de mercado para as exportações agroalimentares do México

O Ministério da Agricultura (Sader) promoveu novas aberturas de mercado para as exportações agroalimentares do México.

Entre essas aberturas estão as de ração animal, limões persas, mirtilos e miúdos de atum.

O que é significativo: a redução ou eliminação de barreiras comerciais impulsiona as exportações.

Exportações agroalimentares do México

Em 2023, as vendas externas do México do setor agroalimentar aumentaram 48,9% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 51,897 bilhões.

Alguns dos produtos agroalimentares mais exportados do México são cerveja, abacate, tomate, pimentão, açúcar, laranja, limão, morango, mel e carne bovina.

Esta é a tendência das exportações agroalimentares do México, em milhões de dólares, de acordo com dados da Sader:

  • 2018: 34,849
  • 2019: 37,569
  • 2020: 39,125
  • 2021: 44,698
  • 2022: 49,927
  • 2023: 51,897

Aberturas de mercado

De setembro a dezembro de 2023, a Sader realizou seis aberturas de mercado. Primeiro, folhas e caules de crisântemo foram exportados para os Estados Unidos. Em seguida, limões persas e italianos foram enviados para Cuba, sementes de calêndula foram exportadas para o Brasil, e limões mexicanos e limões persas foram enviados para o Chile

Em fevereiro de 2024, inspetores do Ministério das Indústrias Primárias da Nova Zelândia visitaram o país. Seu objetivo era avaliar os requisitos fitossanitários para a abertura do mercado de mirtilo naquele país.

No âmbito dos esforços internacionais, 26 novas combinações foram habilitadas nos sistemas de emissão do Certificado Zoossanitário para Exportação. Entre elas, vários produtos se destacam. Por exemplo, tripas de salsicha bovina e gelatina foram enviadas para o Paraguai. Também foram exportados pellets de carne suína para El Salvador. Carne fresca e/ou congelada e produtos suínos processados foram enviados para a Nicarágua. Além disso, o mel foi exportado para o Catar. Fertilizantes com conteúdo animal e subprodutos suínos foram enviados para o Canadá. Por fim, vísceras de porco e miudezas para consumo animal foram exportadas para a Costa Rica.

Facilitação do comércio

Com relação à abertura de mercado, foram concluídas negociações importantes. Primeiro, foi obtida a exportação de vísceras de atum para consumo animal na Costa Rica. Em seguida, foi acordada a exportação de rações regulamentadas e desregulamentadas e aditivos para rações de espécies aquáticas para a República do Panamá. Também foram fornecidos aditivos de ração desregulamentados para o consumo de espécies aquáticas no Equador. Além disso, pré-misturas de vitaminas e minerais e aditivos regulamentados foram enviados ao Peru. Por fim, as pré-misturas de vitaminas e minerais e os aditivos regulamentados foram exportados para o Brasil.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]