10 de Janeiro de 2025

Portada » Altán, Telcel e AT&T: espectro de rádio no México

Altán, Telcel e AT&T: espectro de rádio no México

9 enero, 2025
Portugués
Altán, Telcel e AT&T: espectro de rádio no México

As empresas Altán, Telcel e AT&T operam o espectro de rádio em diferentes faixas de frequência no México.

O uso comercial das bandas de frequência do espectro exige uma concessão que o Instituto Federal de Telecomunicações (IFT) licita e outorga por um período (renovável) de 20 anos. 

Altan 

As bandas geralmente são licitadas para fornecer serviços em todo o território, mas, em alguns casos, podem ser licitadas para fornecer serviços por região ou localidade.

A Altán tem 100% dos MHz alocados para a banda de 700 MHz, enquanto a AT&T tem 100% dos MHz alocados para a banda de 800 MHz e a Telcel tem 100% dos MHz alocados para a banda de 2.500 MHz. 

Para as demais faixas de frequência, os MHz são distribuídos entre a Telcel e a AT&T. 

Todas as operadoras podem participar das licitações. No entanto, o agente econômico preponderante (AEP) precisa de autorização do IFT para fazê-lo.

De acordo com a Lei Federal de Telecomunicações e Radiodifusão (LFTR), desde que haja um AEP nos setores de telecomunicações e radiodifusão, aplicam-se medidas específicas. Para promover a concorrência e desenvolver concorrentes viáveis a longo prazo, não será necessária a autorização do IFT para fusões entre outras concessionárias.

Isso se aplica mesmo que essas concentrações excedam o limite. No entanto, alguns requisitos devem ser atendidos para que essa derrogação seja válida.

Espectro de rádio

As operadoras devem pagar uma taxa ao obter ou renovar uma concessão. Esse valor é definido pelo IFT, com base no parecer do Ministério das Finanças e do Crédito Público (SHCP).

Além disso, as concessionárias devem pagar taxas anuais. Essas taxas são determinadas pelo Congresso, de acordo com a proposta da SHCP.

A IFT ressalta que o uso do espectro no México tem um alto custo. As taxas anuais representam 80% do custo total.

Em 2021, o Congresso aumentou o valor das taxas anuais para várias faixas de frequência. Também estabeleceu taxas anuais para bandas que anteriormente estavam isentas.

De acordo com o IFT, esse aumento pode ter efeitos negativos. Ele poderia impedir o investimento e desencorajar as operadoras estabelecidas de participar de licitações. Além disso, poderia criar barreiras à entrada de novos operadores.

Isso poderia afetar as tarifas do usuário final e acelerar a devolução do espectro iniciada em 2019.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]