27 de Janeiro de 2025

Portada » Apreensões de contrabando no México: 500 milhões de pesos 

Apreensões de contrabando no México: 500 milhões de pesos 

26 diciembre, 2024
Portugués
Apreensões de contrabando no México: 500 milhões de pesos 

O Ministério da Economia informou que as apreensões de contrabando no México totalizam 500 milhões de pesos em quatro operações.

As operações tiveram início a 28 de novembro na Cidade do México, seguindo-se Hermosillo, Saltillo e, esta quinta-feira, Ensenada.

Nesta última, foram apreendidos mais de 3 milhões de produtos no valor aproximado de 320 milhões de pesos.

Apreensões de contrabando no México

O governo mexicano informou que as operações de combate ao contrabando continuarão numa base contínua.

O México é um dos países mais abertos do mundo ao comércio internacional, com 14 acordos de comércio livre com mais de 50 países.

Para além do contrabando, o México enfrenta desafios importantes em matéria de informalidade e de comércio de produtos de contrafação. No primeiro caso, a informalidade representa 54% da população e 24,8% do Produto Interno Bruto do país.

Um relatório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) publicado em 2023 mostra que as autoridades mexicanas costumavam realizar rusgas de aplicação da PI nos mercados incluídos na Revisão dos Mercados Notórios de Contrafação e Pirataria, como La Pulga Rio, Mercado San Juan de Dios e Tepito, mas esta atividade de aplicação parece ter cessado nos últimos anos. 

Além disso, acrescenta, as investigações e os processos judiciais relativos à contrafação de marcas registadas e à pirataria de direitos de autor parecem ser inexistentes e a Procuradoria-Geral da República (FGR) não apresentou quaisquer estatísticas sobre a aplicação da PI nos últimos três anos.

Marcelo Ebrard, Secretário da Economia, descreveu a operação Ensenada (Operação Limpeza) como a maior de sempre contra o contrabando.

Em Ensenada, a operação abrangeu 18,000 metros quadrados de dois centros comerciais e envolveu 371 elementos de diferentes níveis de governo e 190 unidades de transporte.

As mercadorias apreendidas eram importadas de Taiwan, Indonésia, China, Bangladesh, Malásia e Vietname

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]