A Peñasquito da Newmont, a Limón-Guajes da Torex Gold e a La Herradura da Fresnillo plc lideraram as principais minas de ouro no México em 2022, de acordo com dados da Câmara Mexicana de Minas (Camimex).
Outras minas líderes pertencem à Pan American Silver, Alamos Gold, Equinox Gold, Coeur Mining, Agnico Eagle Mines, First Majestic Silver, Argonaut Gold e Minas de Bacis.
Por empresa, a Fresnillo plc foi a maior produtora nacional de ouro em 2022. A Newmont ficou em segundo lugar, seguida pela Torex Gold, First Majestic e Agnico Eagle.
Juntas, essas cinco empresas responderam por 42,4% da produção total.
Em Sonora, «La India», da Agnico Eagle Mines, aumentou sua produção em 17,5% em relação a 2021, enquanto «Mulatos», da Alamos Gold, aumentou seus volumes em quase 11%, graças às contribuições de sua nova mina «La Yaqui Grande».
A «Santa Elena», da First Majestic Silver, mais que dobrou sua produção em relação a 2021, já que o depósito «El Ermitaño» contribuiu com mais de 60% do suprimento da planta, e a «Buenavista del Cobre», do Grupo México, aumentou sua extração desse metal em 23,2% em relação ao ano anterior.
Santana, da Minera Alamos, atingiu o limite de produção comercial.
Principais minas de ouro
Em Durango, Guanaceví, da Endeavour Silver, aumentou sua produção em 18,2% e Avino Silver and Gold, da Avino, passou de 3.328 onças em 2021 para 5.778 onças em 2022.
Em Zacatecas, a Fresnillo aumentou sua produção em apenas 2% em relação ao ano anterior. A Tayahua, da Minera Frisco, a La Colorada, da Panamerican Silver, e a San Martin, do Grupo Mexico, aumentaram sua produção em 18,8%, 22,9% e 30%, respectivamente.
A Minera Frisco, com «San Francisco del Oro», localizada em Chihuahua, aumentou a extração em 33,7% em comparação com 2021.
Também houve aumentos ano a ano nas minas Bolivar e Cusi da Sierra Metals, com 25,1% e 4,2%, respectivamente.
«El Águila, da Gold Resource, aumentou seus volumes em 29% em relação a 2021, registrando 34.122 onças.
Enquanto isso, em Sinaloa, a McEwen Mining, com sua mina El Gallo, aumentou a produção 2,3 vezes em relação ao ano anterior.
Enquanto isso, a «Capela» da Industrias Peñoles fez o mesmo, mas em 19,1%.