O México tem 26 fábricas de automóveis, incluindo a General Motors, a Ford, a Nissan, a Stellantis, a Volkswagen e a Hyundai.
A Associação Mexicana da Indústria Automóvel (AMIA) estima que o México passará de sétimo maior fabricante de automóveis do mundo em 2022 para quinto em 2025.
A indústria automóvel mexicana, que emprega mais de um milhão de pessoas e tem 300 centros de investigação e desenvolvimento, produz mais de 50 marcas e mais de 500 modelos.
De acordo com a Organização Internacional dos Fabricantes de Veículos Automóveis, cerca de 91% da produção automóvel mexicana é exportada.
Além disso, os fabricantes de veículos eléctricos Tesla e BMW (com um investimento inicial de cerca de 800 milhões de euros) anunciaram recentemente grandes investimentos para construir novas fábricas no México.
Outras fábricas no México pertencem à Toyota, BMW, Mazda, JAC e Mercedes Benz.
Fábricas de automóveis
As regras de origem específicas do T-MEC são mais rigorosas, pois os limiares para conferir a origem são mais elevados, especialmente para setores como o automóvel, o aço e o alumínio.
Por exemplo, para muitos produtos do sector automóvel, o valor do conteúdo regional aumentou de 62,5% no NAFTA para 75% no T-MEC.
Além disso, para obter a origem, os produtores de automóveis devem utilizar alumínio e aço da região em até 70% do valor das compras. A origem será concedida somente se o metal for fundido e moldado no território de uma das Partes.
O T-MEC estabelece ainda um critério de conteúdo de valor da mão de obra para conferir a origem no sector automóvel.
Até julho de 2023, o setor da produção nacional precisará cumprir as regras de origem do T-MEC. As empresas que solicitaram o Regime de Transição Alternativo seguirão as disposições acordadas nesse regime, conforme as normas estabelecidas pelos três países.
A economia globalizada inclui a participação do México na produção de minerais, destacando-se como um ator importante, especialmente na produção de minerais metálicos e não metálicos.
A relevância do México como produtor de minerais é grande. Por isso, o país se torna um fornecedor essencial. Ele fornece insumos para diversas indústrias. Essas indústrias incluem a automóvel, a elétrica, a eletrônica, e a geração e armazenamento de energia. Além disso, o México contribui para a mobilidade elétrica.