23 de Novembro de 2024

Portada » As 44 principais empresas espanholas no M?xico

As 44 principais empresas espanholas no México

6 mayo, 2023
Portugués
Las 44 principales empresas españolas en México. The 44 main Spanish companies in Mexico. Les 44 principales entreprises espagnoles au Mexique. Les 44 principales entreprises espagnoles au Mexique.

O Ministério de Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação destacou a presença de 44 das principais empresas espanholas que operam no México.

Para começar, destaca-se o BBVA, com 40% de cobertura do sistema financeiro mexicano.

La Caixa e Banco Sabadell também operam no país.

Este último iniciou formalmente suas operações no México em janeiro de 2016, tornando-se o quarto banco espanhol a operar no país.

No setor de energia, a Naturgy e a Iberdrola produzem 30% da eletricidade do país para a empresa estatal CFE (esse número até antes da venda das usinas da Iberdrola para a CFE).

A Repsol tem um contrato de exploração de gás no Golfo do México e fornece gás liquefeito para a usina de regaseificação de Manzanillo.

A Elecnor e a ACS receberam contratos da CFE para a construção de usinas de energia (principalmente usinas de ciclo combinado).

Particularmente no setor eólico, mais da metade da energia é desenvolvida por empresas espanholas (Iberdrola, Acciona, Gamesa e Renovalia, entre outras).

A Acciona já opera 18% da energia eólica no México por meio de quatro parques eólicos.

A Técnicas Reunidas anunciou em 2017 que foi contratada para construir uma usina de ciclo combinado em Jalisco.

Principais empresas espanholas

Muitas das principais obras no México (estradas, pontes, água, energia, transporte) são realizadas por empresas espanholas (Sacyr, FCC -agora de propriedade de Carlos Slim-, ACS-Dragados, Acciona Agua, CAF, Cobra, Gamesa, Azvi, Aldesa, Assignia, Elecnor, etc.).

Em outubro de 2019, a Abertis anunciou a compra de 70% da rede rodoviária ocidental por mais de 4,5 bilhões de dólares.

A Aena e a Abertis administram vários aeroportos do Grupo Aeroportuario del Pacífico.

No setor de turismo, a Espanha é o segundo maior investidor do mundo no México, depois dos Estados Unidos.

Praticamente todas as cadeias hoteleiras espanholas globais estão no México, com mais de 100 estabelecimentos e mais de 30.000 quartos.

A presença espanhola se destaca na Riviera Maya, onde 2/3 dos quartos pertencem a grupos espanhóis (Sol Melia, Riu, Barceló, NH, Iberostar, Oasis, etc.).

O México é o país onde a NH tem mais hotéis em desenvolvimento do que em qualquer outro país do mundo.

Serviços

A Telefónica Móviles é a terceira maior operadora de telefonia móvel.

Enquanto isso, a Inditex, que inclui marcas como Zara, Zara Home, Massimo Dutti, Oysho, Uterqüe, Pull & Bear, Bershka, Stradivarius e Lefties, vem consolidando sua posição no mercado mexicano desde sua chegada em 1992.

Atualmente, possui 380 lojas em todo o país.

Adolfo Domínguez tem 110 lojas no México.

No mercado de tecnologia, a Indra implementou e colocou em operação a tecnologia de pedágio eletrônico para toda a rede de rodovias públicas do México, entre muitos outros projetos.

As editoras Océano, Planeta, Santillana e Tusquets estão presentes no país.

Empresas do setor imobiliário, como o Grupo-Lar, o Grupo Mall e o Grupo Grand Corall, também operam no México.

O Ministério da Economia mexicano lista mais de 6,500 empresas com capital espanhol no México, gerando cerca de 1 milhão de empregos.

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]