América Móvil, Grupo Televisa e Megacable-MCM foram classificadas como as principais empresas de serviços de Internet fixa no México em 2023.
Essa classificação é baseada nas estatísticas mais recentes do ano inteiro do Instituto Federal de Telecomunicações (IFT).
Empresas de serviços de Internet fixa
A participação de mercado é calculada com relação ao número de acessos ao serviço de Internet fixa.
Aqui estão as oito primeiras posições:
- América Móvil: 39,21 por cento.
- Grupo Televisa: 23,08%.
- Megacable-MCM: 17,41%.
- Grupo Salinas: 17,85 por cento.
- Axtel: 0,17 por cento.
- Maxcom: 0,13 por cento.
Economia mexicana
De acordo com números preliminares, o PIB real do México cresceu 1,6% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Esse aumento refletiu um maior dinamismo na atividade agrícola e industrial. Além disso, o crescimento foi atribuído principalmente ao melhor desempenho da manufatura e dos serviços públicos.
Por outro lado, o setor de serviços apresentou um desempenho misto em todos os subsetores. Entretanto, sua expansão geral foi impulsionada pelo crescimento dos serviços profissionais.
De acordo com dados do Inegi, o PIB do setor de serviços do México foi de 19,9 trilhões de pesos correntes no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 7,9% em relação ao ano anterior.
Dentro desse setor, os serviços de telecomunicações contribuíram com 310,611 bilhões de pesos, 2,1% a mais do que no mesmo trimestre de 2023.
Por outro lado, o PIB relacionado ao processamento de informações eletrônicas, hospedagem e outros serviços relacionados foi de 11,736 bilhões de pesos, um aumento de 2,1% em relação ao ano anterior.
Setor de telecomunicações
No México, o governo permite até 100% de Investimento Estrangeiro Direto (IED) no setor de telecomunicações e comunicação via satélite, incluindo televisão a cabo. Além disso, permite até 49% de IED em radiodifusão. Entretanto, isso está sujeito a acordos de reciprocidade entre o México e o país de origem do investidor ou operador.
A Lei Federal de Telecomunicações e Radiodifusão busca expandir o acesso a esses serviços. Ela também visa eliminar ou reduzir determinados encargos das operadoras de celular, como os encargos de longa distância. Por outro lado, o Sistema Público de Radiodifusão do Estado Mexicano, uma entidade pública descentralizada, garante o acesso contínuo aos serviços de radiodifusão em todos os estados do país.