As exportações de manufaturados do México cresceram 4,8% de janeiro a julho de 2024, para 316.146,4 milhões de dólares.
O México exporta para o mundo principalmente equipamentos de transporte, computadores, eletrônicos, alimentos, produtos químicos, bebidas, plásticos e maquinário.
Do total de vendas de produtos do México no exterior nos primeiros sete meses deste ano, 89,3% corresponderam a produtos manufaturados.
Produção industrial
O setor manufatureiro global é um dos maiores do mundo.
Em 2023, o México permaneceu como o sétimo maior exportador mundial de produtos manufaturados, com 463 bilhões de dólares, um aumento de 4,3% em relação a 2022.
A indústria mexicana é diversificada, abrangendo desde os setores automotivo, eletrônico e petroquímico até os setores agroindustrial e têxtil, entre outros.
Também se destaca por suas vendas externas de tecnologia avançada, incluindo aeroespacial, biotecnologia e informação e manufatura flexível e produtos optoeletrônicos.
Além disso, o México é um dos principais produtores de automóveis do mundo.
Exportações de manufatura do México
Das vendas externas de janeiro a julho de 2024, as vendas automotivas foram de 112.322,0 milhões de dólares e as vendas não automotivas foram de 203.824,4 milhões de dólares, com aumentos de 6,6% e 3,8%, nessa ordem.
Durante grande parte do século XX, o México adotou um modelo de substituição de importações.
O principal objetivo dessa abordagem era promover a produção nacional e, ao mesmo tempo, reduzir a dependência de produtos estrangeiros.
Como resultado dessas políticas, houve um aumento significativo na fabricação local em setores importantes, como têxteis, alimentos e produtos químicos.
Posteriormente, o México deu um passo significativo em direção à abertura comercial com sua entrada no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) em 1º de janeiro de 1986.
Essa medida foi fundamental para a integração do país ao comércio internacional.
Além disso, em 1º de janeiro de 1994, o México deu início ao Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), um marco em sua estratégia de abertura econômica e colaboração regional.
Novas tecnologias
Em termos da evolução das fábricas em nível global, a Xometry destaca que o setor está bem posicionado para uma maior digitalização.
Isso se deve a várias mudanças temáticas globais que incluem, entre outras, uma demanda crescente por produção, a adoção de novas tecnologias de fabricação e o ajuste nas cadeias de valor.