27 de Fevereiro de 2025

Portada » As exportações do México aumentaram 5,5% em janeiro 

As exportações do México aumentaram 5,5% em janeiro 

27 febrero, 2025
Portugués
As exportações do México aumentaram 5,5% em janeiro 

As exportações do México totalizaram 44.446,2 milhões de dólares em janeiro, um aumento de 5,5% em uma taxa anual.

Por outro lado, as importações mexicanas foram de 49.044,2 milhões de dólares, um aumento de 5,9%.

Ambos os dados referem-se apenas a produtos, não incluindo serviços, com estatísticas divulgadas pelo Inegi na quinta-feira.

Exportações do México

Em 20 de janeiro de 2025, o presidente Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos. Em seu primeiro dia, ele apresentou vários pontos-chave que afetam as relações com seu vizinho do sul, incluindo as exportações do México. 

Entre eles, ele destacou um plano para impor uma tarifa de 25% sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos vindos do Canadá e do México. Ele também anunciou uma tarifa adicional de 10% sobre os produtos provenientes da China. Essas medidas entrariam em vigor no início de fevereiro de 2025, embora ele tenha feito uma pausa até 4 de março e depois outra, até 2 de abril, embora tenha gerado alguma confusão nesse último adiamento.

O primeiro adiamento foi acompanhado de um acordo específico para o México. Esse acordo incluía ações para fortalecer a segurança nas fronteiras e reduzir a migração ilegal. Também incluiu medidas para combater o tráfico de drogas para os Estados Unidos.

A exclusão final das tarifas sobre o México e o Canadá dependerá do grau de cooperação que cada um desses países alcançar com relação ao ataque aos problemas de migração e tráfico de drogas nos Estados Unidos, segundo a perspectiva de Trump.

Economia mexicana

As exportações de produtos do México registraram um crescimento de 4,1% em 2024 em comparação com o ano anterior. Esse número atingiu um total de 617.099,6 milhões de dólares.

O aumento superou as expectativas do Conselho Empresarial Mexicano para Comércio Exterior, Investimento e Tecnologia (Comce), que havia projetado um crescimento de 3%. Além disso, o aumento foi maior do que os 2,7% registrados nas vendas externas mexicanas em 2023.

Quanto à economia do México, o PIB preliminar para o quarto trimestre de 2024 mostrou um aumento anual de 0,6%. Assim, a economia mexicana encerrou 2024 com uma expansão total de 1,3%. As necessidades totais do setor público do governo, a medida mais ampla do déficit público, foram de 5,7% do PIB. Esse valor ficou abaixo da estimativa preliminar de 5,9% do PIB.