No final de dezembro de 2022, os ativos dos bancos no México totalizaram MXN 12 trilhões e 524,4 bilhões, de acordo com dados do governo mexicano.
Esse valor representa um aumento anual real de 4,9% em comparação com o final de dezembro de 2021.
A carteira de crédito total do setor bancário foi de 6 trilhões 238,9 bilhões de pesos, um aumento real anual de 4,3% em comparação com o final de dezembro de 2021.
O resultado líquido do setor bancário foi de 236,7 bilhões de pesos no final de dezembro de 2022, 20,6% maior em termos reais do que no final de dezembro de 2021.
No final de dezembro de 2022, havia 50 instituições bancárias comerciais em operação.
Ativos dos bancos
O sistema bancário mexicano é regulamentado pela Lei de Instituições de Crédito (LIC) e consiste no Banco de México, bancos comerciais, bancos de desenvolvimento e, em uma extensão limitada, fundos fiduciários públicos criados pelo governo.
A LIC regulamenta as atividades bancárias e de crédito no México, especialmente a organização, propriedade e operação de instituições de crédito, bem como as atividades e operações que as instituições de crédito podem realizar e seus níveis de capitalização e reservas.
De acordo com a LIC, os serviços bancários e de crédito só podem ser prestados por instituições de crédito.
A LIC estabelece que as instituições de crédito são bancos comerciais e bancos de desenvolvimento.
Além disso, a LIC foi alterada em 11 de março de 2022 para: autorizar o Ministério da Fazenda e Crédito Público a bloquear a participação de pessoas físicas em transações financeiras ao encontrar evidências suficientes de que a pessoa está envolvida em financiamento do terrorismo ou em transações com recursos de origem ilícita, e estabelecer procedimentos legais para que pessoas físicas contestem sua inclusão na lista de pessoas bloqueadas.
O México passou por uma reforma financeira em 2014, cujo objetivo era fortalecer a estrutura institucional bancária geral, promover a concorrência e garantir a prudência no setor financeiro, permitindo uma oferta de crédito mais forte e sustentável.
Essa reforma financeira aumentou a conformidade da estrutura jurídica mexicana com os Atributos-chave de Regimes de Resolução Eficazes para Instituições Financeiras estabelecidos pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB).