Os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) notificaram cerca de 80 medidas de cibersegurança ao Comité dos Obstáculos Técnicos ao Comércio (OTC) (a partir de 31 de maio de 2023).
A cibersegurança é um domínio crítico relacionado com a proteção de sistemas informáticos, redes e dados contra ameaças, ataques e acesso não autorizado.
Trata-se de uma nova tendência? Claramente, uma vez que a grande maioria destas medidas (mais de 60 %) foi comunicada a partir de 2020.
Estas notificações abrangeram uma vasta gama de produtos e situações.
Por exemplo: cibersegurança da Internet das Coisas (IoT), tecnologia 5G, telecomunicações, veículos e equipamentos de rádio, e produtos baseados em software e ligados à rede.
Cerca de metade destas medidas indicaram que foram propostas ou adoptadas para a proteção dos interesses de segurança nacional.
Em segundo lugar, nos últimos anos, os membros da OMC têm recorrido cada vez mais ao Comité TBT para suscitar e debater preocupações comerciais específicas relacionadas com várias medidas relacionadas com a cibersegurança.
Medidas de cibersegurança
As medidas objeto destas preocupações regulam, por exemplo, os produtos e o equipamento de rede das TIC, os veículos, a aviação civil, a banca e os seguros.
Até à data, os deputados manifestaram, pelo menos, 26 preocupações comerciais específicas deste tipo, a maioria das quais (60 %) nos últimos seis anos (2017-maio de 2023).
Estes debates são importantes dada a natureza do assunto, bem como o valor quantitativo das preocupações em causa.
Importações
De acordo com as estimativas do Secretariado da OMC, o valor médio das importações por preocupação comercial específica relacionada com a cibersegurança ascende a quase 160 mil milhões de dólares.
De facto, em comparação com todas as outras preocupações comerciais específicas relacionadas com as outras «questões», as medidas relacionadas com a cibersegurança são o tipo mais importante de preocupações comerciais específicas em termos de valor.
Com o crescimento exponencial da tecnologia e a interconexão na era digital, a cibersegurança tornou-se essencial para garantir a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade da informação.