O governo mexicano iniciou oficialmente o processo de criação do Balcão Único para Investidores e do Registro Único de Projetos de Investimento.
Uma vez em operação, as pessoas que quiserem investir em projetos de mais de US$ 100 milhões poderão acessar o suporte do Ministério da Economia.
Em geral, o uso de tecnologias de informação reduz substancialmente os tempos de atendimento, permite o acesso a serviços de qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, e proporciona transparência, eficácia, eficiência, certeza e segurança jurídica aos indivíduos.
Globalmente, os balcões únicos de investimento são ferramentas usadas para promover o investimento estrangeiro e orientar as partes interessadas por meio dos procedimentos relacionados ao ciclo de instalação do investimento.
Esses guichês são reconhecidos como melhores práticas em nível internacional por várias organizações internacionais, incluindo a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Para posicionar o México como receptor de investimento estrangeiro diante do fenômeno da relocação, o Ministério da Economia disse que é necessário ter um instrumento que facilite o planejamento e o estabelecimento de projetos de investimento estrangeiro e que estes contribuam para o desenvolvimento nacional de acordo com os objetivos, estratégias e prioridades do Plano Nacional de Desenvolvimento e com a política industrial determinada pelo governo federal.
Balcão único para investidores
A Lei de Investimento Estrangeiro do México estabelece uma estrutura legal destinada a incentivar o investimento estrangeiro no México e a impor certas restrições limitadas ao investimento estrangeiro no México.
Por exemplo, a Lei de Investimento Estrangeiro permite que investidores estrangeiros possuam 100% do patrimônio de uma empresa mexicana se determinadas condições forem atendidas.
A Lei de Investimento Estrangeiro também detalha quais atividades econômicas são reservadas exclusivamente ao governo ou a investidores mexicanos.
Ela também descreve determinadas atividades nas quais o investimento estrangeiro não pode exceder 10, 25, 30 ou 49% do investimento total sem a aprovação da Comissão de Investimento Estrangeiro.
O objetivo do One-Stop Shop for Investors é fornecer às pessoas interessadas em investir acesso a informações sobre os procedimentos correspondentes e identificar as autoridades competentes, requisitos, custos, tempos de resposta, localização dos escritórios, números de telefone, site ou página da Web, horário de funcionamento e outras informações relevantes.