22 de Novembro de 2024

Portada » Bananas importadas lideram o com?rcio internacional de frutas frescas

Bananas importadas lideram o comércio internacional de frutas frescas

26 abril, 2023
Portugués

As bananas importadas (ou exportadas) lideram o comércio internacional mundial de frutas frescas, tanto em termos de volume quanto de valor.

Ao mesmo tempo, de acordo com uma publicação de 2022 da The Packer, as bananas foram o item mais popular na seção de frutas e vegetais, compradas por 63% dos consumidores dos EUA nos últimos 12 meses.

A Fresh Del Monte Produce Inc., terceira maior comercializadora de bananas nos EUA, observa que as bananas são uma das frutas frescas mais vendidas nos EUA.

Com um crescimento anual de 3,2%, as importações de banana dos EUA foram de 2.892 milhões de dólares em 2022, colocando o país na primeira posição entre os maiores importadores dessa fruta no mundo.

Por outro lado, as exportações de banana dos EUA totalizaram US$ 508 milhões no ano passado, um avanço de 7,9%.

Embora os Estados Unidos estejam entre os 10 maiores exportadores de banana do mundo, essa classificação é liderada pelo Equador, cujas vendas externas totalizaram US$ 3,5 bilhões em 2021.

As bananas têm uma estação de crescimento relativamente curta e são cultivadas em áreas tropicais com climas úmidos e chuvas intensas, como as Américas Central e do Sul, o Caribe, a Ásia e a África.

Nesses locais, as bananas são cultivadas durante todo o ano, embora a demanda e os preços flutuem dependendo da oferta relativa de bananas e da disponibilidade de frutas sazonais e alternativas.

Bananas importadas

A Fresh Del Monte Produce cultiva bananas em fazendas controladas pela empresa na Costa Rica, Guatemala, Filipinas, Panamá e Brasil, e compra bananas de produtores independentes na Guatemala, Filipinas, Equador e Colômbia.

Em 2022, a empresa produziu aproximadamente 45% do volume de bananas que vendeu em fazendas controladas pela empresa e comprou o restante de produtores independentes.

Embora seus contratos de fornecimento sejam principalmente de longo prazo, ela também faz compras no mercado spot, principalmente no Equador.

No Equador e na Costa Rica, há preços mínimos de exportação para a venda de bananas que são definidos e revisados periodicamente pelos respectivos governos.

Nas Filipinas, a empresa compra a maior parte de suas bananas por meio de contratos de longo prazo com produtores independentes.

Aproximadamente 75% de suas bananas das Filipinas são fornecidas por um único produtor, representando 11% do volume do setor de bananas das Filipinas em 2022.

Nas Filipinas, a empresa arrendou aproximadamente 4.200 hectares de terra, onde plantou cerca de 3.450 hectares de bananas para os mercados da Ásia e do Oriente Médio.

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]