27 Novembre 2024

Portada » Bimbo contra Flowers Foods e Pepperidge Farm

Bimbo contra Flowers Foods e Pepperidge Farm

11 noviembre, 2023
Francés
Bimbo contra Flowers Foods e Pepperidge Farm

A Bimbo, através da Bimbo Bakeries USA (BBU), enfrenta a concorrência principalmente da Flowers Foods e da Campbell Soup Company (com a marca Pepperidge Farm) nos Estados Unidos.

Segundo a IRI Flowers, a BBU detinha uma quota de 31% do mercado norte-americano de produtos de padaria frescos e congelados, que estima em 47 mil milhões de dólares a retalho em 2022. 

A quota da Flowers Foods era de 17% e a da Pepperidge Farm de 6%.

O restante do mercado foi distribuído entre ‘Marcas Próprias’ (19%) e outros intervenientes (27%).

A Flowers Foods opera em um setor extremamente competitivo e tem observado uma contínua consolidação.

O atual cenário concorrencial para pães e bolos na indústria de panificação dos EUA inclui uma série de pequenos padeiros regionais independentes, padarias locais e padarias pertencentes a retalhistas.

Alguns destes pequenos padeiros regionais não beneficiam das vantagens competitivas das operações de maior dimensão, incluindo um maior conhecimento da marca e economias de escala na aquisição, distribuição, produção, TI, publicidade e marketing. 

No entanto, a dimensão, por si só, não é suficiente para garantir o sucesso no sector. 

Bimbo 

A Flowers Foods informa que a concorrência no sector da panificação continua a ser impulsionada por uma série de factores, incluindo a capacidade de servir os clientes de retalho e de serviços alimentares, as mudanças geracionais nas empresas familiares e os esforços promocionais dos concorrentes no pão de marca e nas marcas comerciais. 

A concorrência baseia-se, em geral, na capacidade de responder à evolução das preferências dos consumidores, na disponibilidade dos produtos (incluindo através de canais de comércio eletrónico), na qualidade dos produtos, na fidelidade à marca, no preço e em promoções eficazes. 

O serviço ao cliente, incluindo as entregas frequentes para manter as prateleiras das lojas bem abastecidas, é também um fator de concorrência.

Há décadas que os retalhistas de produtos alimentares oferecem marcas próprias (também conhecidas como marcas privadas). 

Com o crescimento dos comerciantes de massas, como a Walmart, e a consolidação contínua dos supermercados regionais em operações de maior dimensão, as marcas de loja tornaram-se um concorrente importante para a empresa nas áreas em que a empresa não tem o contrato para produzir a marca de loja. 

A quota da marca da loja no mercado retalhista de pão fresco embalado nos Estados Unidos representa aproximadamente 20% das vendas em dólares e cerca de 30% das vendas unitárias. 

A sua quota em dólares tem vindo a diminuir constantemente nos últimos sete anos; no entanto, esta tendência inverteu-se no exercício de 2022.

Estados Unidos

De acordo com os dados do IRI, a BBU detém uma posição de liderança nas categorias em que participa, que vão desde os produtos de padaria básicos até aos produtos mais premium, pastelaria, bolos, bagels e muffins. 

O Grupo Bimbo opera atualmente 60 padarias e instalações de produção em todos os Estados Unidos e dispõe de uma importante rede de distribuição a nível nacional.

A carteira de marcas inclui marcas nacionais líderes como Thomas’ para muffins e bagels, Sara Lee para pão embalado, Ball Park para pastelaria, Entenmann’s para pastelaria, bem como marcas premium como Arnold, Brownberry, Oroweat e marcas regionais como Mrs. Baird’s, Freihofer’s, Stroehmann e Heiner’s. 

Produz e distribui igualmente algumas das marcas mexicanas do Grupo Bimbo, como a Bimbo e a Marinela, nos Estados Unidos. 

Os principais produtos da Flowers Foods incluem pães, broas, pãezinhos, muffins, biscoitos e tortilhas e são vendidos sob várias marcas, incluindo Nature’s Own, Dave’s Killer Bread (DKB), Wonder, Canyon Bakehouse, Tastykake e Mrs. 

Além disso, o crescimento acelerado dos supermercados retalhistas na Europa e nos Estados Unidos está a criar um novo cenário competitivo para os supermercados tradicionais e os grandes retalhistas.

Como resultado, o Grupo Bimbo e outros produtores estão cada vez mais dependentes de um pequeno número de clientes para o volume de vendas e os canais para disponibilizar os seus produtos aos consumidores estão a tornar-se mais limitados.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]