Na quinta-feira, o Banco Mundial divulgou as avaliações de Business Ready para o México em seus três pilares, substituindo suas classificações Doing Business.
Com relação ao primeiro pilar, o México ficou em nono lugar na Estrutura Regulatória, com 50 economias analisadas.
Em que consiste esse pilar? As regras e regulamentações que as empresas devem seguir ao abrir, operar, expandir, reorganizar ou fechar um negócio.
Os indicadores desse pilar distinguem entre regras e regulamentações que promovem clareza, justiça e sustentabilidade do ambiente de negócios e aquelas que inibem desnecessariamente a atividade empresarial.
Avaliações para o México
No segundo pilar, Serviços Públicos, o México ficou em décimo nono lugar.
Os serviços públicos são fundamentais. Esses serviços incluem as instalações que os governos oferecem. Eles têm como objetivo apoiar a conformidade com as regulamentações. Também incluem as instituições e a infraestrutura necessárias para as atividades comerciais.
Os indicadores desse pilar se concentram no ambiente de negócios. Em particular, eles estão relacionados ao ciclo de vida dos negócios. É importante destacar aspectos como a digitalização e a interoperabilidade dos serviços governamentais. Por fim, a transparência também é um fator fundamental.
Business Ready
No terceiro pilar, Eficiência Operacional, o México alcançou a 30ª posição.
A eficiência operacional capta a facilidade de conformidade com a estrutura regulatória e o uso eficaz dos serviços públicos diretamente relevantes para os negócios.
O Banco Mundial informou que, no próximo ano, o projeto incluirá mais de 100 economias e, até 2026, a cobertura se expandirá para cerca de 180 economias.
A cada iteração, o projeto e os métodos do relatório serão aperfeiçoados para refletir as lições aprendidas com a implementação.
Por que não esperar que os métodos sejam refinados antes de publicar os dados? Porque o mundo não tem o luxo do tempo (desenvolvimento atrasado é desenvolvimento negado) e porque isso acelera o processo de obtenção de feedback dos beneficiários pretendidos de uma avaliação, o que é fundamental para que a avaliação seja correta.
De qualquer forma, em uma economia global dinâmica, a precisão sempre será um alvo móvel.
Doing Business
Os dados e métodos usados aqui são mais rigorosos e transparentes do que os do Doing Business. Eles consolidam as opiniões de mais de 2.500 especialistas em clima de negócios e as respostas de pesquisas de mais de 29.000 empresas.
O Banco Mundial suspendeu a classificação do Doing Business há três anos. Essa classificação foi amplamente seguida. Entretanto, uma investigação independente mudou tudo. Essa investigação revelou que a alta administração do Banco pressionou a equipe. O objetivo era alterar os dados para melhorar a classificação da China.