A Secretária de Economia do México, Raquel Buenrostro, disse que está a tentar replicar o modelo de desenvolvimento de fornecedores da Caintra (câmara industrial de Nuevo León) noutras partes do país.
Buenrostro disse que a Caintra é uma câmara que é «muito estruturada», na qual grandes empresas têm funcionado como um governo corporativo que aconselha pequenas e médias empresas (PMEs) no estado.
Como resultado, as PMEs de Nuevo León têm uma vida útil média mais longa do que a média nacional.
Monterey, a capital de Nuevo León, é a cidade industrial mais importante do México.
Numa comparência perante as comissões da Câmara dos Deputados, Buenrostro disse que o Ministério da Economia está a trabalhar em modelos em que o desenvolvimento económico tem algum respeito pelas comunidades locais e cuidados com a água e o ambiente.
O governo mexicano deu um seguimento especial à identificação das indústrias estratégicas que enquadram a política industrial e têm um impacto na relocalização das empresas envolvidas nas cadeias de valor da indústria eléctrica e eletrónica, semicondutores, indústria automóvel (electromobilidade), dispositivos médicos e farmacêuticos e agroindústria.
Caintra
Estas acções visam atrair novas indústrias para o México, como a dos semicondutores e a dos circuitos impressos electrónicos, a fim de expandir as oportunidades de fornecimento local de bens e serviços, bem como o desenvolvimento dos elos das cadeias de valor de empresas que podem ou não estar presentes no país.
O governo mexicano identificou cinco indústrias estratégicas que enquadram a política industrial e afectam a deslocalização de empresas que participam nas cadeias de valor da indústria eléctrica e eletrónica, dos semicondutores, da indústria automóvel (electromobilidade), dos dispositivos médicos, dos produtos farmacêuticos e da agroindústria.
De setembro de 2022 a junho de 2023, foi promovida a incorporação de fornecedores nacionais nas cadeias globais de valor de duas empresas produtoras de motos e de quatro fabricantes de televisores inscritos no programa.
Entre os principais resultados, foram relatados, segundo o governo federal: a fabricação de 5 milhões 646.813 televisores e compras de insumos de 46 fornecedores nacionais, bem como a fabricação de 449.832 motocicletas e ATVs, e compras de insumos de 47 fornecedores nacionais.