O chocolate amargo é um alimento funcional e um superalimento, devido ao seu alto teor de flavanóis, antioxidantes e minerais, como magnésio, zinco, ferro e cobre.
Em segundo lugar, fortificar o chocolate com nutracêuticos ativos cria uma experiência prazerosa e particularmente eficaz: as gorduras saudáveis naturais do chocolate atuam como um transportador para melhorar a digestão e a biodisponibilidade dos outros ingredientes.
É por isso que a The Functional Chocolate Company vê o chocolate como a base perfeita para aprimorar suas fórmulas nutracêuticas exclusivas.
Além disso, e talvez o mais importante, o chocolate rico e saboroso oferece uma entrega agradável dos principais ingredientes, aumentando a probabilidade de o suplemento ser consumido regularmente, o que pode ser um desafio com pílulas, tinturas ou cápsulas menos palatáveis.
De acordo com a Fortune Business Insights, a previsão é de que o mercado global de alimentos e bebidas funcionais cresça de US$ 281,14 bilhões em 2021 para US$ 529,66 bilhões em 2028, a uma taxa de crescimento anual composta de 9,5%.
Embora essas estatísticas representem uma grande oportunidade, elas não capturam a verdadeira amplitude de oportunidades que os alimentos funcionais podem oferecer, afirma a The Functional Chocolate Company.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a ansiedade é hoje o maior problema de saúde mental do mundo.
Da mesma forma, os problemas de sono afetam 80% dos americanos, 73% das mulheres não estão lidando com os sintomas da menopausa e mais de 55% das pessoas têm problemas de dor, todos os quais podem ser tratados por meio de abordagens funcionais.
Chocolate amargo
Os clientes estão cada vez mais buscando novas maneiras de resolver esses problemas comuns.
No setor de produtos naturais, fala-se com frequência em «fadiga de pílulas»: os consumidores não querem mais estocar pílulas, cápsulas e pós para atender às suas necessidades diárias de saúde.
No atual clima econômico, os consumidores estão cada vez mais em busca de produtos que ofereçam o melhor valor para seus dólares e calorias.
A combinação de chocolate de origem ética com misturas eficazes de nutracêuticos é exatamente isso.
O que são alimentos funcionais e por que eles são tão interessantes?
A Academy of Nutrition and Dietetics (Academia de Nutrição e Dietética) explica os alimentos funcionais como «alimentos integrais, juntamente com alimentos fortificados, enriquecidos ou aprimorados que têm um efeito potencialmente benéfico sobre a saúde quando consumidos como parte de uma dieta variada, regularmente, em níveis eficazes baseados em padrões significativos de evidência».
Acontece que o termo alimentos funcionais é bastante amplo e engloba tanto os alimentos que simplesmente têm um efeito positivo sobre a saúde quanto os «alimentos fortificados», que incluem ingredientes adicionais para melhorar o sal, os alimentos fortificados, os alimentos enriquecidos ou os alimentos aprimorados que têm um benefício potencial para a saúde quando consumidos como parte de uma dieta variada regularmente em níveis eficazes com base em padrões significativos de evidência.