22 de Novembro de 2024

Portada » Com?rcio mundial: a China e as cadeias globais de valor

Comércio mundial: a China e as cadeias globais de valor

22 mayo, 2023
Portugués
Aduanas chinas: mejores aranceles preferenciales ¿a quién?

As expectativas para o comércio mundial melhoraram devido à relevância da China nas cadeias globais de valor, destacou o Ministério de Finanças e Crédito Público (SHCP) do México.

No entanto, as exportações da China surpreenderam positivamente com um crescimento de 14,8% na taxa anual em março, após registrarem uma contração em janeiro e fevereiro de 6,8% na média anual.

Ao mesmo tempo, os principais indicadores de produção (PMI-Caixin) registraram no mesmo mês uma desaceleração de 51,6 para 50 pontos, embora ainda dentro do limite de expansão.

Isso gerou incerteza sobre a força do mercado interno da China, ainda afetado pela fragilidade do setor imobiliário e pela volatilidade dos mercados financeiros internacionais.

O investimento fixo bruto também foi forte, com um crescimento anual de 5,1% no trimestre, apoiado pelo investimento em infraestrutura do governo local, bem como por um ligeiro aumento em novas construções, especialmente na construção de escritórios, e pelo apoio da política monetária acomodatícia do Banco Central da China.

Assim, em 31 de março de 2023, a mediana dos especialistas pesquisados pela Bloomberg projetou um crescimento econômico chinês anual de 5,3% para 2023, acima da meta oficial de cerca de 5,0%, embora prevejam uma queda de 0,3 pp. em 2024.

Comércio mundial

No primeiro trimestre de 2023, a atividade econômica da China se recuperou após a reabertura de sua economia no início do ano, associada ao relaxamento de sua política de tolerância zero à Covid-19.

Como resultado, o PIB cresceu 2,2% em uma taxa trimestral, acima dos 0,6% do último trimestre de 2022, devido a fatores como o consumo privado mais dinâmico e o setor de serviços.

Nos últimos anos, de acordo com a Haoxin Holdings Limited, a economia chinesa manteve um ritmo sólido de crescimento, mesmo sob o impacto da crise financeira global.

Durante a crise financeira global, o governo chinês adotou políticas de estímulo eficazes para evitar que a economia sofresse um grande declínio.

No futuro, é provável que as autoridades chinesas mantenham a consistência e a estabilidade das políticas macroeconômicas para manter a estabilidade macroeconômica.

Enquanto isso, espera-se que as autoridades chinesas impulsionem vigorosamente o ajuste estrutural da economia para melhorar a qualidade e a eficiência do desenvolvimento econômico.

É provável que a economia chinesa passe de um modelo orientado para o investimento para um modelo orientado para o consumo, com o aumento da participação do consumo final no PIB.

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]