26 de Abril de 2025

Portada » Como as MPMEs contribuem para o PIB, o emprego e as exportações globais

Como as MPMEs contribuem para o PIB, o emprego e as exportações globais

22 abril, 2025
Portugués
Como as MPMEs contribuem para o PIB, o emprego e as exportações globais
Photo: Cofoce.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) destacou vários fatos relacionados a como as MPMEs contribuem para o PIB, o emprego e as exportações globais.

As micro, pequenas e médias empresas não apenas representam 90% de todas as empresas do mundo, mas também são responsáveis pela criação de mais da metade dos empregos no planeta.

Nos países em desenvolvimento, as MPMEs formalmente registradas respondem por até 40% do PIB, enquanto as empresas informais, predominantemente pequenas, contribuem com uma proporção semelhante.

Como as MPMEs contribuem para o PIB

Observação: a OMC não tem uma definição precisa de micro, pequenas e médias empresas, pois os critérios variam de país para país. 

Mas, em termos gerais, esse conceito é dividido da seguinte forma:

  • Microempresa: geralmente menos de 10 funcionários.
  • Pequena empresa: Entre 10 e 50 funcionários.
  • Média empresa: entre 50 e 250 funcionários.

As MPMEs também desempenham um papel importante no comércio internacional. Elas respondem por 36% das exportações e 41% das importações nas economias desenvolvidas.

Nas economias em desenvolvimento, as MPMEs também dependem do comércio internacional. Aproximadamente 11% de sua renda provêm de exportações diretas, ou seja, sem intermediários. Além disso, 33% dos insumos de produção são originários do exterior.

As MPMEs participam ativamente das cadeias globais de valor (GVCs) como fornecedores. A economia digital abriu novas oportunidades. Agora, as MPMEs podem fornecer insumos e obter bens intermediários do exterior.

Portanto, as medidas de facilitação do comércio são particularmente úteis para as MPMEs. Essas empresas, com menos recursos, têm mais dificuldade para lidar com procedimentos comerciais complexos.

Cadeias globais de valor

As MPMEs dos países em desenvolvimento fabricam peças eletrônicas, como circuitos e microprocessadores, que são enviadas para grandes montadoras em economias avançadas para dispositivos como celulares e computadores.

No setor primário, as MPMEs agrícolas exportam produtos como café e cacau, que são processados por grandes empresas e distribuídos globalmente.

Outro caso são as MPMEs do setor têxtil, que produzem tecidos e outros materiais para marcas internacionais, participando da cadeia de valor global e fornecendo produtos que são fabricados em fábricas maiores em outros países.

 

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes